Como planejar o pagamento de fornecedores

Para oferecer produtos e serviços ao mercado, as empresas precisam adquirir a matéria-prima e efetuar o pagamento de fornecedores. O atraso na quitação ou a falta de controle das contas pode ocasionar prejuízos financeiros e organizacionais.

Não estar em dia com o pagamento de fornecedores pode incorrer em multas, taxas, suspensão das vendas e atrasos na entrega, o que impacta o estoque, impede o giro de mercadorias/capital da empresa e gera insatisfação para os clientes.

Para que isso não ocorra, você deve fazer o planejamento e controle dos pagamentos realizados aos fornecedores de maneira eficiente. No post de hoje, vamos ajudar você nessa tarefa. Confira!

Importância do planejamento 

Com um planejamento de pagamento de fornecedores, a empresa vai casar o recebimento pelos produtos com as contas devidas, podendo adimplir no prazo que melhor lhe convier, evitando multas ou acúmulo de mercadorias congeladas no estoque e garantindo a existência dos itens desejados pelos consumidores.

O bom relacionamento com os fornecedores é considerado um diferencial competitivo, pois permite pedidos excepcionais e até trabalhar com pronta entrega. Já pensou conseguir aqueles itens desejados pelo seu público antes dos concorrentes e aumentar a satisfação do seu consumidor? Isso é perfeitamente possível com um bom relacionamento e pagando em dia seus fornecedores.

Consequências da falta de controle para pagamento de fornecedores

Os fornecedores são o alicerce de uma empresa, e atrasar as contas devidas pode comprometer todo um faturamento. Veja o que problemas de pagamento de fornecedores podem ocasionar:

5 dicas para planejar o pagamento de fornecedores

1.Crie a relação de recebimentos e pagamentos em uma planilha

Descreva as datas e valores de recebimentos e pagamentos da empresa em uma planilha. Todas as despesas devem ser incluídas como: pagamento de funcionários, impostos, custos fixos e demais contas.

Dica: Utilize o fluxo/controle de caixa para obter as informações.

2.Mantenha o controle do fluxo de caixa e estoque

fluxo de caixa e estoque estão interligados e precisam seguir a planilha acima. Fiscalize para garantir a conformidade com a sua relação de recebimentos e pagamentos. Caso as datas se alterem, o planejamento de pagamento não funcionará da maneira correta, sendo preciso adequar os períodos no documento.

3.Organize as melhores datas para o pagamento de fornecedores

Faça a relação das datas ideais para o pagamento de fornecedores.

As melhores datas tendem a ser os períodos com maior valor em caixa ou após o recebimento dos produtos já vendidos. Isso reduzirá os riscos de atraso.

4.Tente comprar a prazo com os fornecedores

Comprar a prazo significa ter a mercadoria, vender e depois pagar. Mas cuidado: é diferente de atrasar. Este prazo deve ser concedido pela empresa e não pode gerar multas, taxas ou juros.

5.Utilize um sistema ERP

Depois de possuir todos os dados do planejamento de pagamento, lance-os em um sistema de gestão empresarial.

ERP é um software de planejamento de recurso corporativo e tem como objetivo integrar todos os dados da empresa em um único sistema, organizando-os e apresentando relatórios precisos. Com ele é possível organizar pagamentos de fornecedores, contas a pagar e a receber, prazos, produção, fluxo de caixa, gestão de estoque, entre outros.

Agora que você já sabe a importância de bem planejar o pagamento de fornecedores, que tal aprender um pouco mais? Aumente o nível competitivo de sua empresa, conhecendo sobre como o ERP auxilia a gestão financeira. Mantenha sempre suas informações e contas em dia e boa leitura!