Muitas empresas sofrem na hora de realizar a implantação do ERP e a culpa disso pode ser atribuída a falta de planejamento e uma orientação bem-feita por parte do fornecedor da solução.
Com organizações cada vez mais dependentes de tecnologia, contar com um sistema de gestão deixou de ser apenas um diferencial para se tornar uma necessidade e com isso as empresas não podem falhar na hora de adquirir uma ferramenta.
Para ajudar você a entender o que é necessário para atingir o sucesso em uma implantação de ERP, vamos listar alguns passos simples, porém essenciais para que a estratégia de TI esteja alinhada com a de negócios. Confira!
O uso do ERP na gestão
A busca por um ERP não deve ser realizada apenas porque a maioria de seus concorrentes estão utilizando um sistema, e sim porque tal ferramenta pode trazer melhores resultados para a empresa.
Uma solução como essa pode ser um salto de gestão, pois permite ter uma visão completa acerca de todos os setores da organização, suas forças e fraquezas. Dessa forma, os gestores poderão avaliar de forma constante os resultados e tomarem contramedidas sempre que necessário.
A implantação do ERP
Um ERP é uma solução incrível que pode impulsionar o crescimento de sua empresa, contudo, muitas organizações se frustram ao não conseguir implantar essa ferramenta de forma correta. Vamos listar alguns pontos básicos a serem observados.
Planejamento
Antes de mais nada, planejar garante avaliar vulnerabilidades e possíveis problemas que possam aparecer, permitindo que você e sua equipe estejam preparados para enfrentá-los.
Aqui devem ser descritas as metas e objetivos a serem alcançados durante a implantação e como poderão ser atingidos.
Investimento
A tecnologia é algo que demanda investimento e sua empresa precisa definir um orçamento disponível para adquirir uma boa solução. Felizmente, a computação em nuvem e as novas tecnologias baratearam o custo da infraestrutura de TI, mas, mesmo assim, é preciso ter um valor em mãos.
Adaptação organizacional
Uma das principais preocupações sempre é a adaptação dos colaboradores, pois são eles que trabalharão diretamente com o sistema ao longo do tempo. O ideal é que cada um passe por um treinamento para que esteja preparado para as mudanças.
Monitoramento e resultados
O último passo da implantação é o monitoramento e mensuração de resultados, no qual podemos começar a aparar as arestas e adaptar o sistema ao negócio de forma eficaz, a fim de usufruir de todos os seus benefícios.
Os cuidados a serem tomados
A aquisição de um sistema ERP deve sempre ser muito bem estudada, uma vez que existem vários fornecedores no mercado e nem todas as soluções podem sanar suas demandas.
É preciso avaliar atendimento, tempo de resposta para resolução de chamados, satisfação dos atuais clientes, funcionalidades e outros pontos acerca do fornecedor e sua solução, visando buscar a melhor solução dentro de seu orçamento.
A implantação do ERP é a parte mais sensível do processo de uso, sendo que uma experiência ruim pode prejudicar a adaptabilidade de seus colaboradores e tornando a aceitação do software mais difícil.