Como otimizar o tempo de fechamento mensal em sua empresa

Que tempo é dinheiro todo empreendedor sabe — e muito bem — não é verdade? Quanto mais se produz em menos tempo, maiores são as oportunidades de negócios, maior é a competitividade e maiores são os resultados financeiros da empresa. Tudo nessa proporção.

E quando falamos sobre resultados financeiros, oportunidades de negócios e competitividade não nos referimos apenas à produção, mas também aos processos internos que dão suporte à qualidade de produção da empresa, garantindo, assim, a satisfação do cliente.

Nesse sentido, otimizar o tempo de fechamento mensal do financeiro, do RH, da logística e dos demais setores se torna tão importante quanto aumentar a produção em si, pois processos mais ágeis possibilitam o melhor aproveitamento do conhecimento em prol da inovação e busca de novos mercados.

Mas como atingir tal nível de eficiência e produtividade? Pois é sobre isso que vamos tratar no post de hoje. Então não perca mais nem um segundo e também nem mais um centavo! Confira:

Desenvolvendo processos alinhados à estratégia da empresa

Uma empresa que não possui processos bem delineados e seguidos por todos os funcionários acaba perdendo muito em matéria de produtividade. A falta de um conhecimento comum e de práticas consolidadas leva à dispersão de esforços e a controles avulsos, que podem ser facilmente perdidos ou corrompidos, comprometendo, consequentemente, toda a operação da empresa.

O turnover também é um grande problema para organizações que não investem em desenvolvimento de processos, uma vez que, quando um funcionário deixa de fazer parte da equipe, todo o conhecimento vai embora com ele, prejudicando a empresa como um todo.

Promovendo integração de processos, informações e setores

A integração de processos é a principal responsável por desenvolver uma empresa eficaz e produtiva, pois permite otimizar o tempo de fechamento mensal da empresa mais rapidamente, na medida em que todos os setores são alimentados com as informações de que necessitam de uma única vez, eliminando o retrabalho.

Mas para que a integração de processos realmente dê certo, é preciso criar mecanismos adequados para que as pessoas participem mais das decisões e do desenho de suas atividades, a fim de eliminar barreiras à produtividade e criar fluxos de trabalho mais fluidos e ágeis, que contribuem para otimizar o tempo de fechamento mensal com maior rapidez.

Adotando tecnologias para otimizar o tempo de fechamento mensal

Atualmente é simplesmente impensável melhorar a produtividade de qualquer negócio sem o auxílio da tecnologia, uma vez que é por meio dela que se tem acesso a uma enorme gama de recursos facilitadores do dia a dia dos funcionários, a fim de otimizar o tempo de fechamento mensal da empresa.

Sistemas ERP são ótimos exemplos de tecnologias que não só podem como devem ser adotadas pelas empresas que desejam aumentar sua produtividade e gerar valor para os clientes com menos esforços e sem perder na qualidade dos produtos e serviços comercializados. Além de automatizar processos, o ERP também auxilia no desenvolvimento de fluxos de trabalho e na integração dos dados gerados pela empresa, ou seja, está presente em todas as ações de melhoria contínua para otimizar o tempo de fechamento mensal. Como ferramenta de suporte à tomada de decisão, o ERP ainda contribui para a análise de dados de forma bem mais avançada e profissional, permitindo que os gestores decidam os caminhos a serem seguidos pela empresa com maior segurança e confiabilidade, maximizando os resultados e obtendo maior proveito dos recursos investidos.

Otimizar o tempo de fechamento mensal é uma das melhores formas de manter sua empresa competitiva e bem posicionada no mercado, pois reduz custos operacionais, otimiza o tempo dos funcionários, cria um ambiente mais propício à inovação, gera melhoria contínua e mantém os clientes satisfeitos. São benefícios demais para não serem aproveitados, não concorda?

Agora comente aqui e nos conte como sua empresa trata a otimização do tempo de fechamento mensal! Que tipo de ferramentas e estratégias são utilizadas? Compartilhe sua experiência conosco e participe da conversa!