O bom gestor é aquele que está sempre de olho nas obrigações de sua empresa mantém sua agenda tributária em dia, prezando pelo cumprimento dos compromissos da empresa.
Isso evita uma série de problemas e contratempos, que podem ser causados pelas sanções e multas devido ao atraso ou não pagamento de algumas das obrigações fiscais da organização.
Nosso objetivo neste post, é mostrar para você todas as principais datas para que você possa montar a sua agenda tributária e não perca nenhuma data em 2019, garantindo o cumprimento de todos os seus compromissos com o fisco. Acompanhe!
Principais obrigações fiscais
Primeiro vamos listar todos os impostos que devem ser pagos mensalmente e suas data de recolhimento, lembrando que caso o dia caia no fim de semana, o pagamento é postergado até o próximo dia útil.
Simples Nacional
Quem opta pelo Simples Nacional, modelo de tributação simplificado para empresas com determinada faixa de lucro, pode recolher seus tributos relativos até o dia 20 de cada mês.
INSS
A Contribuição previdenciária também é uma das obrigações das empresas, devendo constar na agenda tributária da organização e deve ser paga, assim como o Simples Nacional, até o dia 20 de cada mês.
IPI
O Imposto sobre Produtos Industrializados deve ser recolhido por todas as organizações que comercializam tais produtos, conforme alíquotas constantes em tabela específica e pagos ao Governo até o dia 25 de cada mês.
COFINS
A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social incide sobre a receita bruta de uma empresa e deve ser paga até o dia 25 de cada mês. Sua arrecadação é destinada à saúde, assistência social e previdência.
PIS
O Programa de Integração Social também é uma das obrigações a serem observadas pelas empresas, sendo que o seu pagamento deve ser realizado até o dia 25 de cada mês. O tributo é recolhido para subsidiar as políticas sociais.
CSLL
A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é outro tributo que tem como objetivo apoiar a seguridade social e deve ser quitado sempre no último dia de cada mês.
IRPJ
O Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica funciona de forma parecida com o que é aplicado para pessoas físicas, sendo que aqui existem os modelos de tributação de acordo com a lucratividade, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A quitação se dá até o último dia do mês.
Como se preparar
A verdade é que ainda existem algumas tributações que ficaram fora dessa nossa lista, afinal, focamos apenas em obrigações federais, sendo que a depender de qual estado sua empresa atua, podem existir muitas outras.
Nosso país tem uma das legislações fiscais mais complexas do mundo e cheia de detalhes, o que pode dificultar a vida de gestores menos organizados e com dificuldade de cumprir prazos.
O ideal é que além de criar sua agenda tributária, para garantir que sua organização realmente cumpra com todos os seus deveres, é preciso contar com ajuda externa, como uma consultoria especializada.
Dessa forma, você e sua empresa correm menos risco de se planejar de forma equivocada e acabar respondendo alguma sanção ou ter de pagar uma multa por conta disso.
Com essas as dicas acima, criar a sua agenda tributária para 2019 não será algo tão desafiador. Mas se ainda sentir dificuldades, procure procure o auxílio de profissionais. possam ajudar você com isso. O importante é ter uma gestão boa o suficiente para cumprir com suas obrigações, sem que isso afete o desempenho das outras áreas da sua empresa.
Se você gostou desse conteúdo e deseja aprender mais, leia o nosso conteúdo sobre como ter eficiência na legislação fiscal de nosso país!