
Como melhorar a rastreabilidade no campo com a mobilidade
No Brasil, o controle de rastreabilidade é ainda uma novidade no campo, que vem sendo mais amplamente disseminado especialmente nos últimos dois anos.
Mas, antes de investir na rastreabilidade, é preciso observar alguns pilares fundamentais em sua empresa:
- Obtenção de certificados públicos e privados para um cultivo mais transparente
- Controle de entradas e saídas, destino e procedência, entre outros
- Um sistema que faça o controle de todos os dados.
No texto abaixo você vai saber mais sobre algumas das vantagens de controlar a rastreabilidade do seu produto através de um sistema confiável para tal.
Como fazer isso?
O pronto principal é uma ferramenta que permita, facilite e agilize a troca de dados entre o campo e o sistema, tornando mais eficiente o registro dos controles diários, como um sistema ERP, por exemplo.
Atualmente, um dos desafios para que essa troca de informações seja cada vez mais ágil e em tempo real é a modernização da infraestrutura de rede e internet.
A Agrodan, com sede em Belém de São Fransico (PE), principal exportadora de mangas do país, trabalha com o sistema de agronegócio da Mega, que fornece esta tecnologia.
“Nós utilizamos o ERP da Mega há pelo menos seis anos, para identificação das embalagens exportadas. O sistema de rastreabilidade é hoje fundamental para quem exporta, como nós, que atendemos praticamente toda a Europa. Embora também no Brasil este recurso já comece a ser exigido, principalmente por grandes cadeias de supermercado. E estamos satisfeitos com o sistema da Mega, empresa com a qual já temos um relacionamento, de muito profissionalismo e confiabilidade, há 18 anos.”
Por que investir em rastreabilidade?
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do planeta e, além de garantir o abastecimento de brasileiros, é o responsável pela exportação de muitos gêneros alimentícios a dezenas e até centenas de outros países, dependendo do item. Neste caso, a rastreabilidade é uma das premissas para a inserção de produtos no comércio exterior.
O que deve ter um sistema eficiente para a rastreabilidade de alimentos?
Consultas ilimitadas
É desejável um recurso que permita consultas ilimitadas a qualquer informação do banco de dados, liberando dados de todas as safras, a qualquer momento em que for solicitado.
Histórico de Produtividade
É a possibilidade de ter fácil acesso a todo o histórico das produtividades e realizar a apuração de custo real, compatível com a contabilidade da cultura consultada.
Precisão
No exemplo específico do agronegócio, deve destacar-se por ser um sistema multicultura, com o controle dos talhões que pode ter mais de uma cultura e variedade. Fornece informações em tempo real de todas as safras, possibilitando análises comparativas entre elas. E ser 100% adaptável ao processo do cliente, com telas configuráveis.
Integração com outras áreas
Deve tratar-se de um sistema totalmente integrado com estoque, financeiro, contabilidade, orçamento, frota, RH/Folha de Pagamento. Por isso mesmo, o ERP da Mega é considerado o melhor suporte do Brasil e consiste em um sistema com base de dados único e mobilidade desenvolvida pela própria empresa.
A Mega tem disponível um controle voltado à rastreabilidade no campo, cujo importante diferencial é um ERP completo para multicultura e pecuária, com mobilidade e capaz de atender tanto o campo como o packing house.
Quer bater um papo com nossos especialistas sobre a rastreabilidade no Agronegócio? Preencha este formulário que ligamos pra você!
Comente