A experiência digital, também conhecida por DCX, é uma tendência que deve ser considerada pelas empresas. Isso porque, diante da concorrência e do aumento da exigência dos consumidores, torna-se necessário investir e aprimorar continuamente o relacionamento com o público, no intuito de fidelizá-lo.
Um erro que as empresas cometem é direcionar muitos esforços para marketing e vendas e não otimizar o atendimento e o relacionamento. Mesmo que o negócio tenha uma boa base de clientes, é possível que poucos deles sejam verdadeiramente fiéis à marca. Além disso, o custo de trazer novos compradores é bem maior do que o de fidelizar aqueles que já fizeram alguma compra.
Continue a leitura e entenda melhor sobre o que é e qual a importância da experiência digital, bem como algumas dicas úteis na hora de promover uma melhor experiência ao cliente.
O que é e qual a importância da experiência digital?
Podemos definir a experiência digital como as interações entre empresa e cliente no ambiente online que têm por objetivo sanar uma dor por meio de um produto ou serviço. Para que isso seja feito da melhor forma, pode-se usar, por exemplo, as redes sociais e os chatbots. Estas ferramentas são bastante úteis, uma vez que solucionam as dúvidas mais recorrentes dos consumidores.
As pessoas estão mais exigentes e pesquisam bastante antes de comprar algo em uma loja física ou online. É sob essa perspectiva que a experiência digital se faz tão importante, uma vez que aproxima o negócio do público, por meio não só do marketing e da venda propriamente dita, mas também da personalização e humanização no atendimento.
Como melhorar a experiência digital do seu cliente?
Para que o DCX corresponda às expectativas do negócio e do público, é preciso lançar mão da tecnologia, em conjunto com o foco no aprimoramento contínuo do atendimento e relacionamento com o consumidor. A seguir, confira algumas dicas de como melhorar a experiência digital do cliente.
Ofereça uma experiência omnichannel
O omnichannel consiste em se relacionar com o público por meio de diversos canais. O segredo dessa estratégia está na integração, uma vez que, se o cliente entrar em contato com a empresa por meio de um canal, por exemplo, ele pode parar e continuar o atendimento em outro, sem perder os dados que inseriu anteriormente.
Prepare os colaboradores
Para que a empresa tenha, de fato, o foco no cliente, é preciso não só capacitar os colaboradores, mas também monitorar o desempenho deles. Não raras vezes, o atendente tem dificuldades na hora de lidar com as dores do consumidor, vindo a não prestar um serviço de qualidade. O treinamento da equipe deve ser visto como um investimento para a empresa que deseja implantar uma experiência digital de qualidade.
Invista em IoT
A IoT, ou Internet das Coisas, é uma ferramenta de grande importância no contexto do DCX. É por meio dela que muitos dados podem ser coletados, no intuito de promover melhorias contínuas no atendimento e relacionamento com o cliente.
A experiência digital ajuda as empresas a compreender o papel da tecnologia na fidelização de clientes. Por meio de estratégias ligadas ao omnichannel, treinamento dos colaboradores e Internet das Coisas, o negócio terá mais chances de focar nas dores dos clientes e se destacar frente à concorrência.
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