Como manter o controle da empresa de qualquer lugar e a qualquer momento?

Manter o controle da empresa mesmo não estando lá todos os dias é um desafio tanto para pequenos, como para médios e grandes empreendedores, não é mesmo? Como a cada dia que passa é preciso buscar novas oportunidades de negócios, ninguém melhor do que o próprio dono ou o administrador da companhia para transmitir confiança e credibilidade. Contudo, neste caso, a empresa acaba tendo que aprender a caminhar sozinha... o que exige uma série de cuidados.

Estes cuidados vão desde a contratação das pessoas certas até a adoção de recursos e tecnologias que possibilitem uma gestão à distância bem organizada, dando o suporte necessário a todos os envolvidos. E hoje falaremos exatamente sobre que tipo de recursos e tecnologias podem ser utilizados para manter o controle da empresa de qualquer lugar e a qualquer momento, mantendo a tranquilidade de que o gestor precisa para pensar estrategicamente sobre o negócio. Ficou curioso? Então confira!

Automatização de processos

Atualmente é praticamente impossível ainda manter operações manuais nas empresas, consumindo tempo e recursos, além de acabarem atravancando o desenvolvimento do negócio como um todo. Sendo assim, é preciso investir na automatização de processos para que os funcionários possam estar à disposição para o desenvolvimento de tarefas mais importantes, que exijam um nível de raciocínio e planejamento mais avançados.

É possível automatizar uma série de processos que facilitarão o dia a dia da empresa e disponibilizarão mais funcionalidades para que o gestor mantenha o controle do negócio de qualquer lugar e a qualquer momento. Uma vez que os recursos disponíveis já se valem do cloud computing, o acesso pode ser feito de onde quer que seja preciso, bastando, para isso, que se tenha acesso à internet.

Sistemas de gestão na nuvem

Os sistemas de gestão empresarial baseados na nuvem — como ERP, CRM e Big Data — já trazem aos empreendedores uma enorme vantagem competitiva quando o assunto é manter o controle da empresa. Por meio de login, senha e acesso à internet, o gestor tem à sua disposição todos os controles do negócio, podendo emitir relatórios gerenciais com facilidade e tomar decisões mais conscientes e baseadas em dados e fatos, não somente em interpretações que podem estar equivocadas.

Alertas por e-mail e SMS

Uma facilidade que vem sendo bastante utilizada é a capacidade que muitos ERPs têm de enviar alertas por e-mail e mensagens SMS para que o gestor acompanhe tudo o que está acontecendo na empresa mesmo estando longe. Metas atingidas, negócios fechados, aumento de clientes, resultados mensais, trimestrais e anuais podem ser facilmente enviados por esses avisos para que o gestor mantenha o controle da empresa de qualquer lugar e a qualquer momento.

Dashboards para consultas on e off-line

Os dashboards também estão na lista dos recursos mais utilizados pelos empreendedores para manter o controle da empresa. Fáceis de desenvolver e acompanhar, os dashboards trazem uma visão macro de muitas perspectivas da empresa, proporcionando uma visão geral de como está seu desempenho no mercado. Com os dispositivos mobile, essas consultas se tornam ainda mais interessantes, pois todos os envolvidos permanecem conectados ao mesmo tempo, a fim de poder tomar decisões e verificar qual é o melhor caminho a seguir, mesmo espalhados por diversos locais geograficamente distantes.

Viu só como manter o controle da empresa à distância não é tão difícil quanto parece? Basta que se saiba escolher os parceiros, como a Mega Sistemas Corporativos, por exemplo, com 30 anos de expertise neste mercado, e os recursos adequados para que todos estejam permanentemente conectados, podendo alimentar os demais colegas com informações importantes por meio de ferramentas facilitadoras.

Agora que você já conhece muitas das possibilidades para solucionar esse impasse, comente aqui e compartilhe suas impressões conosco! Participe da conversa e enriqueça nosso post!