Você sabe quais são as competências e habilidades requeridas para que os profissionais da sua empresa possam alcançar bons resultados? Sabe se eles estão ocupando os cargos corretos? Ou ainda quais são as principais formas de desenvolvê-los?
É neste ponto que entra a importância do modelo de gestão por competências dentro de um ambiente corporativo. Quando bem implantada, esse modelo de gerenciamento acelera consideravelmente o desenvolvimento de profissionais, reduz o tempo estimado para a aquisição de uma habilidade e ainda otimiza os recursos investidos na capacitação da sua equipe.
O que é a gestão por competências?
Antes de mais nada, precisamos deixar claro o que é uma competência: é uma ação realizada para agregar valor econômico a uma organização ou um valor social aos indivíduo. Na verdade, a competência está relacionada, em um sentido mais amplo, à capacidade de entrega de um profissional.
Por isso que o sistema de gestão de competências pretende, na sua essência:
- Mapear as competências organizacionais;
- Identificar as competências do funcionário;
- Cruzar as informações coletadas e identificar qual o gap de treinamento e o desenvolvimento indicado para cada um dos colaboradores.
Em suma, a gestão por competência permite o alinhamento dos objetivos estratégicos ao total desenvolvimento dos seus colaboradores, e ainda contribui para que eles alcancem suas metas pessoais o que se traduz, em um sentido mais amplo, em bons resultados para o seu negócio.
Como posso implantar a gestão por competências na minha empresa?
Cada empresa é um organismo próprio que possui uma dinâmica específica. Tudo depende do perfil do gestor, da cultura da empresa. Em todo caso, alguns passos já foram utilizados e comprovados. Confira algumas orientações:
Realize brainstorms
Seguindo uma metodologia definida (pode ser a matriz SWOT), pode-se identificar as competências que a sua corporação precisa. Debata também as visões e os valores.
Identifique os níveis
No momento em que as competências forem definidas, analise quais foram os níveis ou indicadores em que podem ser subdividas.
Separe a empresa em perfis-chave
Ao saber quais são as competências que os cargos e as funções exigem, deverão ser utilizados testes e entrevistas para avaliar e identificar essas habilidades nos candidatos que almejam o cargo.
Conheça as competências dos funcionários
Faça associações entre as competências e selecione o candidato que for considerado o mais adequado. Depois, o ideal é que o departamento de RH avalie e identifique as competências que os componentes do quadro de funcionários atuais possuem. Sempre existe a possibilidade de realocar um colaborador que tenha a competência mais adequada a uma função que não exerce.
Faça cruzamentos entre competências
Sempre realize cruzamentos entre as competências consideradas essenciais com aquelas já existentes em cada um dos colaboradores. Considere também a possibilidade de oferecer treinamentos para desenvolver habilidades em outros funcionários da empresa.
Vale ressaltar que caso ocorram mudanças realmente significativas no posicionamento estratégico da corporação (como visão e valores), você deve reiniciar esse ciclo. Apenas assim, será possível redefinir as competências precisas para que essa gestão traga os melhores resultados.
Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de nossas dicas e novidades!