O PCP — Planejamento e Controle de Produção é um instrumento muito importante para o sucesso de um negócio. Com ele, conseguimos otimizar a cadeia produtiva de uma empresa por meio da análise de itens como máquinas, estoque e matérias-primas. Diante desses benefícios, é essencial que os gestores saibam como implantar PCP a fim de obter os melhores resultados no processo produtivo e se manterem competitivos no mercado.
Além dos benefícios sobre a produção, o PCP também permite ganhos de eficiência na tomada de decisões gerenciais ao disponibilizar dados relevantes a essa atividade. A seguir, vamos entender mais quais são as etapas necessárias para implantar um PCP na sua empresa. Acompanhe!
Qual a importância do planejamento e controle da produção?
Antes de aprender como implantar PCP, é preciso ter em mente sua importância e benefícios como: melhoria na organização do layout processual, melhor controle do ciclo de execução das encomendas e acompanhamento das entregas realizadas, garantindo a rastreabilidade do estoque, e eliminando recursos ociosos mediante adoção de novos planos de compras que garantam o giro das mercadorias.
Assim, entendemos o PCP como um sistema de gerenciamento que, além de aprimorar a utilização dos recursos produtivos, é capaz de ofertar dados valiosos que vão subsidiar a tomada de decisões, refinando o trabalho dos gestores. O resultado dessa dinâmica afeta os resultados financeiros da companhia, reduzindo desperdícios e custos de produção e potencializando a lucratividade.
Como implantar o PCP em 6 etapas?
Para efetivar um sistema de Planejamento e Controle da Produção, é preciso envolver todos os departamentos relacionados ao processo produtivo da empresa e atribuir a cada um responsabilidades e metas. A seguir, vamos conhecer as 6 etapas fundamentais necessárias a sua implementação. Confira!
Etapa 1 - Análise e previsão da demanda
Etapa em que são estabelecidas projeções que norteiam as decisões sobre insumos e demais recursos necessários à produção.
Etapa 2 - Definição da capacidade produtiva
Fase em que o gestor analisa a adequação ou não, da capacidade produtiva da empresa frente às previsões de demanda estabelecidas na etapa anterior, tomando as ações necessárias para garantir a conformidade com o mercado quando necessário.
Etapa 3 - PAP — Planejamento Agregado da Produção
Etapa de planejamento, em que são definidas estratégias a partir das informações levantadas na etapa anterior sobre itens como contratações, volumes, estoque, logística, contratos com fornecedores etc., resultando em um documento formal anual, atualizado mensalmente.
Etapa 4 - PMP — Programação Mestra da Produção
Etapa com um detalhamento superior ao anterior, que leva em conta os pedidos de produção confirmados e a demanda prevista. Aqui ocorre a prática, a operacionalização dos planos de produção com o intuito de direcionar recursos para suprir uma quantidade de demanda específica em um espaço de tempo próximo.
Etapa 5 - PDP — Programação Detalhada da Produção
Aqui é estabelecida a operação diária da empresa, abrangendo desde a emissão de ordens, passando pela gestão do estoque e dos materiais e chegando até a definição do curso das operações a realizar. A utilização de sistemas de programação de produção e o Kanban são muito úteis na efetivação desta fase.
Etapa 6 - Controle da produção
Etapa final, que tem o objetivo de avaliar a conformidade das ações adotadas com o planejamento previamente estabelecido por meio de análise de dados, estimativas, controle da produção de curto prazo e identificação de falhas.
Até aqui, podemos entender que o PCP entrega na prática uma forma mais eficiente de gerir o uso dos recursos da empresa, promovendo a redução de perdas e uma logística de entregas mais assertiva implantando novos processos de produção e formas de controle que garantem ganho de produtividade e qualidade dos produtos e serviços prestados pela entidade.
Agora que ampliou o conhecimento sobre como implantar PCP e os seus benefícios diretos e indiretos, convidamos você a conhecer os diferenciais do nosso sistema de controle da produção capaz de agregar ainda mais valor ao gerenciamento da produção da sua empresa.