Como funciona o dashboard de um ERP?

Utilizar um ERP na gestão da empresa é um dos melhores investimentos que podem ser feitos para aumentar a eficiência, otimizar o uso do tempo e dos recursos, facilitar a organização e visualização dos processos e também para conquistar vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Quando este software dispõe de um dashboard de qualidade, então, todos estes benefícios facilitam ainda mais a tomada de decisões, já que a ferramenta oferece uma visão consolidada de tudo o que você precisa saber com base em indicadores altamente confiáveis.

Dispondo das principais informações relacionadas às operações e à estratégia, o dashboard se torna essencial para que o gestor se mantenha informado sobre o status dos negócios.

No post de hoje você tem a oportunidade de entender melhor como funciona o dashboard de um ERP e como o acesso aos dados que ele reúne pode ser decisivo para o sucesso da sua organização.

Dashboard e o sucesso de um ERP

A implantação de um sistema de gestão contribui para o aumento na produtividade da empresa, permitindo um melhor acompanhamento das operações e viabilizando a redução de desperdícios.

E é por meio de indicadores de performance, exibidos nos dashboards, que se torna possível monitorar os resultados da companhia.

Por essa razão, a utilização de bons parâmetros é fator-chave para o sucesso de um sistema ERP. Afinal, não se pode utilizar os mesmos indicadores para todas as indústrias.

Cada negócio tem as suas características, cada setor possui as suas peculiaridades, e isso deve ser levado em consideração quando se formata o dashboard de um sistema de gestão.

A seguir, alguns exemplos de indicadores:

Avaliação de tendências no ERP

Os gráficos são ferramentas muito presentes nos dashboards de um sistema ERP.

Graças ao armazenamento de dados ao longo do tempo, as informações reunidas nos dashboards permitem que tendências sejam traçadas e avaliadas.

Dessa forma, fica mais fácil atuar em correções necessárias e eliminar ofensores que acometam as operações.

Relatório de identificação de produtividade

Os gargalos dizem respeito às situações que afetam a produtividade da empresa, e consultar processo por processo, setor por setor, responsável por responsável, é completamente inviável a fim de identificar esses problemas.

Cada empresa possui critérios de sucesso para o seu negócio. Por exemplo, uma empresa de call center deve monitorar o tempo de espera por atendimento, uma empresa de logística, o prazo de entrega, um supermercado, o índice de perda.

Enfim, sejam quais forem os indicadores, ter um relatório de acompanhamento é uma ferramenta de gerenciamento essencial.

E os relatórios gerados pelo ERP viabilizam que, facilmente, sejam identificados pontos de atenção, áreas que necessitam de intervenção, sem a necessidade de uma investigação minuciosa.

Em muitos casos, esses pontos podem ser pequenos falhas que passam despercebidas, mas que, se forem resolvidas, proporcionarão resultados expressivos para a companhia.

O dashboard como ferramenta de tomada de decisão

Os dashboards cumprem a missão de centralizar todas as informações importantes sobre os projetos, o status das atividades, os recursos disponíveis, atividades previstas e prazos de entrega etc.

Com isso, o gestor passa a ter uma visão mais abrangente do negócio, avaliando melhor as variáveis que influenciam no resultado final das operações.

Consequentemente, é possível tomar decisões de forma mais ágil e eficiente, reduzindo consideravelmente a chance de retrabalhos e prejuízos.

Conforme mencionado anteriormente, as características de cada segmento e as particularidades de cada organização devem ser levadas em consideração para que o dashboard monitore e apresente informações compatíveis e relevantes ao negócio.

Agora que já sabe como funciona o dashboard de um software, que tal conferir nosso post sobre a importância dos relatórios de gestão para o aprimoramento da eficiência empresarial?