O monitoramento de obras requer alguns procedimentos. Com as práticas adequadas, é possível obter ganhos reais em termos de redução de desperdícios, cumprimento de prazos, entre outros. Organizar, alinhar e monitorar as atividades são medidas cruciais nesse sentido, pois aumentam a credibilidade da empresa e a satisfação dos clientes.
Mas fazer todo esse monitoramento no papel ou em planilhas eletrônicas é algo inviável, concorda? Isso porque a quantidade de dados que se acumulam ao longo do tempo é muito grande. Logo, o mais recomendado é contar com soluções modernas e robustas capazes de processar e gerir toda essa informação.
Acompanhe a leitura até o final para entender como fazer um monitoramento de obras mais eficiente!
Qual a importância do monitoramento de obras?
Não é raro acontecer um descasamento entre o orçamento de uma obra e os custos reais que o projeto terá. Quando isso acontece, é um claro sinal de falta de gestão ou gestão deficiente, caracterizada pela falta de uma comunicação eficiente com o canteiro de obras.
O monitoramento de obras ajuda a minimizar ou até eliminar esse problema, principalmente porque todas as atividades são acompanhadas de perto. O objetivo é aproveitar ao máximo os insumos e o material humano disponível.
Como fazer um monitoramento de obras mais eficiente?
Confira os subtópicos seguintes para entender melhor o que é preciso para fazer um monitoramento de obras mais eficiente!
Organizar processos
Os gestores precisam saber de antemão quais são os processos referentes ao andamento de uma obra. Na prática, eles devem ser listados e organizados, pois essa prática ajuda a aumentar a previsibilidade do projeto. Assim, tudo o que for positivo e os pontos a serem melhorados passam a ser vistos com maior clareza.
Quando o colaborador enxerga isso no processo, a tendência é ele ser mais produtivo, seja no escritório, seja no canteiro de obras. A consequência é que menos erros operacionais são cometidos ao longo da obra.
Fazer gestão de equipes
Tão importante quanto acompanhar processos é acompanhar pessoas. Quando é feita a gestão de equipes, é possível saber o potencial de cada colaborador, de modo que possam desempenhar ao máximo as suas habilidades e expertises. Por consequência, eles tendem a estar mais motivados, melhorando continuamente os resultados do negócio.
Usar a tecnologia
Um software de gestão tem uma importância primordial no monitoramento de obras. Com ele, é possível armazenar diversas informações, como materiais, preços e fornecedores, o que simplifica o dia a dia dos gestores e dos colaboradores. Dentre os principais benefícios da solução, podemos citar:
• incidência menor de erros e retrabalhos por parte dos colaboradores;
• automação de algumas rotinas, fazendo a equipe perder menos tempo com atividades manuais;
• monitoramento das atividades no canteiro, de modo a calcular a quantidade de insumos usados, ajudando a reduzir desperdícios na obra.
O monitoramento de obras, como vimos, precisa de tecnologia. Se você seguir nossas dicas, maiores serão as chances de obter os benefícios citados. Também é essencial fazer uma boa gestão de pessoas e de processos, visto que ambos devem atuar em sintonia para maior eficiência e produtividade ao longo da obra.
Você já segue a Senior Mega nas redes sociais? Estamos no Instagram, no LinkedIn e no YouTube. Acompanhe e fique por dentro das nossas novidades!