Como fazer a precificação de produtos durante a safra?

Ao contrário de indústrias que trabalham com materiais abióticos, o produto do agronegócio depende da vida de um organismo e, portanto, sua previsibilidade não é a mesma.

A precificação pode ser simples e constante para muitos setores, mas, no campo, as variáveis de custo, despesas, total produzido e saturação de mercado variam de acordo com condições climáticas, época do ano e eventualidades (como pragas e geada) — além de fatores econômicos e mercadológicos.

Para conseguir uma precificação de produtos lucrativa, um produtor rural deve saber exatamente quanto está investindo e ficar atento às oscilações de mercado. Soluções de logística, tecnologia e agregação de valor podem fazer toda a diferença.

Estas são algumas formas de garantir uma margem de lucro na hora de definir o preço:

Conhecer os ciclos

Antes de mais nada, analise o histórico e as tendências do seu produto. Quantas safras acontecem por ano? Elas são reguladas pelas estações? Qual a variação de preço no mercado entre elas? E entre o período de safra e entressafra?

Pela lei da oferta e da procura, a época de colheita tende a ser quando o preço estará mais baixo, mas essa não é uma verdade absoluta: o café — uma das principais commodities brasileiras — tem ciclos bienais, mas cada cafezal tem sua época de colheita específica e, assim, a sazonalidade é diluída na produção nacional.

Controlar o maior número possível de variáveis

Não se deixe levar apenas pelo que a natureza oferece. Isso tornará sua produção mais barata, mas te deixará refém dos fatores ambientais e climáticos.

Irrigação é fundamental — a chuva é uma aliada com que não se pode contar sempre que se precisa. Faça a aplicação controlada de defensivos, fertilizantes e hormônios (quando for o caso) para garantir uma colheita farta e o mais previsível possível.Use a tecnologia a seu favor!

Diminuir a sazonalidade

Se a colheita da sua cultura acontece na primavera e por isso os preços tendem a cair nessa época, encontre formas de diluir este efeito na sua propriedade.

Uso de variedades precoces e tardias da cultura, controle de temperatura (estufas), irrigação, hormônios e solo são alguns fatores que podem permitir uma colheita estendida durante toda a estação ou colheitas alternadas em segmentos distintos do terreno.

Organizar as informações

Você sabe quanto você gasta para produzir um quilo? E uma tonelada? Isso é essencial para sua precificação. Métodos relativamente simples, como o Markup, servem para fazer a precificação de produtos levando em conta os custos, as despesas (fixas e variáveis) e o lucro esperado.

Reunindo todas as informações da sua produção de forma inteligente, um Sistema de Gestão Integrada(ERP, na sigla em inglês) permitirá que você analise sua produção de forma eficiente e muito mais consciente de onde estão os gargalos e as despesas desnecessárias.

Agregar valor ao produto

Quando o valor de mercado está muito baixo, talvez vender seu produto agrícola não reverta nenhum lucro. Então, o que fazer com todo o estoque perecível? Você pode transformá-lo em um produto secundário, aumentando seu valor de mercado.

Uma propriedade que produz leite também pode produzir queijo, iogurte, manteiga. De produtor de cana, torna-se também de rapadura, açúcar, cachaça. Frutas se tornam geleias, compotas, suco etc. A quantidade de matéria prima que vai para venda direta ou produção secundária pode ser ajustada de acordo com a situação do mercado.

Você pode, ainda, agregar valor por meio de certificações e selos. Os produtos orgânicos são mais caros que os não-orgânicos, por exemplo, porque atingem um consumidor que está preocupado com a sua segurança alimentar. Responsabilidade ambiental e engajamento social também podem se reverter em prestígio para o seu produto.

Essas são algumas das muitas estratégias que você pode usar para fazer a precificação de produtos agrários e para melhorar a sua margem de lucro no momento da venda. Ainda que as oscilações de mercado não estejam a seu favor, é possível reverter a situação e manter o seu negócio em alta.

Para isso, é essencial conhecer e acompanhar os indicadores de desempenho do agronegócio. Fique por dentro de alguns dos principais indicadores neste artigo que preparamos para você!