Como fazer a gestão do capital intelectual da sua empresa

Atrair talentos já não é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Imagine, então, retê-los! Pois é, por isso que a gestão do capital intelectual é, atualmente, uma das maiores preocupações das empresas, uma vez que implica diretamente em sua competitividade perante o mercado.

Como fazer adequadamente essa gestão, mantendo o conhecimento produzido mesmo diante de um mercado extremamente competitivo? Quer mesmo saber que é capital intelectual? Continue conosco e confira a resposta para essa e outras perguntas. Boa leitura!

O que é capital intelectual

Considerado por muitos a força motriz de uma empresa e o principal ativo dela, o capital intelectual é formado pelos recursos humanos, mão de obra, disponíveis no negócio e o conhecimento que tais recursos dispõem e pode ser utilizado no desenvolvimento da empresa.

O conhecimento, que é a peça-chave do capital intelectual, é responsável direto por agregar valor à empresa, aumentando seus resultados e produtividade. É por meio de sua correta utilização que determinado negócio pode se destacar perante seus concorrentes no mercado atual.

Podemos então concluir que a importância da gestão do capital humano vem do valor estratégico que o conhecimento tem para a empresa e que manter tal recurso traz inúmeros benefícios de longo prazo.

Por isso, é essencial realizar uma boa gestão do capital intelectual da empresa, buscando responder aos anseios dos recursos humanos e criando um ambiente favorável para o surgimento de novos conhecimentos.

O capital intelectual pode ser dividido em três pilares básicos:

Dicas para a gestão do capital intelectual

É possível escolher entre uma série de medidas que podem ser aplicadas em sua empresa visando melhorar a gestão do capital intelectual e evitando que seu negócio acabe perdendo peças importantes para o seu desenvolvimento. Reunimos algumas dicas para auxiliar você nessa tarefa que pode ser muito complicada.

Reduza sua taxa de turnover

O turnover nada mais é que a movimentação de funcionários nas empresas. É comum que alguns saiam e outros entrem, em uma dinâmica constante. Isso a não ser que a empresa trabalhe arduamente para fazer a manutenção de seu capital intelectual e, assim, consiga manter por mais tempo os profissionais que nela trabalham.

O turnover pode ser reduzido com políticas de gestão de pessoas mais flexíveis e humanas, que visem o bem-estar dos colaboradores e valorizem as pessoas que realmente se envolvem com a empresa.

Vale ressaltar que nem sempre o salário é o tópico mais determinante para a retenção do capital intelectual de uma empresa, mas diversas outras condições — como o prolongamento de feriados, horários flexíveis e algum tipo de bônus por produtividade, por exemplo.

Aposte em programas de formação

Em geral, o conhecimento costuma ficar retido com as pessoas que executam determinados processos. Assim, quando elas se vão, uma lacuna acaba se instalando na empresa. Nesse cenário, descobre-se que ninguém sabe como fazer o mesmo trabalho ou que é preciso treinar uma nova pessoa para a função, o que demanda tempo e recursos que, muitas vezes, a empresa não tem.

Com programas de formação continuada, a gestão do capital intelectual da empresa se torna parte do dia a dia das pessoas, havendo um maior compartilhamento de conhecimentos e de experiências que podem, inclusive, ser registrados por meio de vídeos, relatórios, gráficos e whitepapers. Esse tipo de prática contribui para manter o know-how na empresa mesmo sem a presença do atual responsável pela execução da tarefa.

Estruture seus processos

A estruturação de processos é uma forma de registrar todo o funcionamento da empresa e manter as informações sempre seguras. A maioria das organizações que assumem a gestão da qualidade como um dos pilares de sua administração estratégica tem a vantagem de ter processos bem estruturados e funcionários devidamente capacitados para executá-los.

A revisão desses processos faz parte da gestão do capital intelectual da empresa e reflete as mudanças que o contexto mercadológico impõe. Além disso, traz consigo a responsabilidade por uma melhoria contínua e pela excelência em todos os setores, realizando periodicamente a manutenção do conhecimento empresarial.

Desenvolva um fluxo de comunicação eficaz

A comunicação é a principal responsável por conscientizar os funcionários a respeito da gestão do capital intelectual de toda e qualquer empresa. É por meio da transmissão de informação que processos são ensinados, feedbacks são dados e que a empresa pode homogeneizar o conhecimento.

Manter um fluxo de comunicação de duas vias, por meio do qual os funcionários possam se expressar e contribuir para a construção do capital intelectual da empresa é essencial. Desta maneira, o conhecimento é adequadamente compartilhado em todos os níveis e dimensões da companhia, contribuindo para sua eficácia ao longo do tempo.

Invista em tecnologias de suporte

Os funcionários são, sem dúvida, o ativo mais importante das empresas, pois é por meio deles que a inovação efetivamente ocorre e que o conhecimento empresarial é construído.

Mas a gestão do capital intelectual não pode ser baseada apenas no feeling dos gestores, certo? Esse controle precisa de ferramentas de suporte que possam coletar dados, analisar processos, confrontar informações e, assim, gerar ainda mais valor para a empresa.

E é por isso que a adoção de sistemas de gestão empresarial contribui significativamente para que haja uma melhor administração do capital intelectual mais efetiva e focada em resultados, já que essa ferramenta reúne todo o conhecimento gerado pela empresa em um único local, extremamente confiável e seguro. A intenção é que dali se possa resgatar competências teóricas a qualquer momento.

Vantagens da gestão do capital intelectual

Realizar a gestão do capital intelectual de sua empresa pode gerar uma série de benefícios que compensam os esforços de administração. Entre as principais vantagens, estão:

Retenção de talentos

O mercado absorve rapidamente qualquer talento que surja e as empresas hoje têm por hábito realizar propostas tentadoras para os profissionais com um bom nível de conhecimento, mesmo quando eles já estão empregados.

Contar com uma boa gestão de capital intelectual facilita a retenção dos talentos de sua empresa, evitando que eles se sintam propensos a aceitar novos desafios em outras empresas.

Desenvolvimento de novos conhecimentos

Ao reter o maior número possível de talentos em sua empresa, a interação e troca de experiência entre eles poderá fazer com que surjam novos conhecimentos que poderão ser utilizados para beneficiar a empresa.

Este desenvolvimento ocorre de forma natural em um ambiente que conte com uma boa gestão e mantenha locais de trabalho propícios, além, é claro, do incentivo constante para a inovação.

Criação de processos otimizados

Os novos conhecimentos gerados podem ser utilizados para a criação e adequação dos processos da empresa, sistematizando o pensamento e desenvolvendo processos que serão de propriedade da empresa.

Assim, mesmo que o colaborador se retire do ambiente da companhia, o conhecimento gerado por ele permanecerá, sendo utilizado para o aumento da produtividade e eficiência.

Agora que você já sabe o que é capital intelectual e a importância de realizar uma boa gestão de tal recurso, é interessante que você conheça as novas regras trabalhistas impostas pelo governo.

Assista ao nosso Webinar e entenda as principais mudanças que ocorreram aos vínculos empregatícios com a implementação na reforma trabalhista!