Como estabelecer metas reais para seus funcionários?

Não importa qual seja o ramo de atuação da sua empresa: a definição de metas é algo indispensável para o controle da produtividade dos colaboradores. No entanto, são poucos os gestores que realmente sabem criar metas que estimulem a realização de tarefas de maneira eficiente.

É muito comum vermos empresas que têm objetivos e metas totalmente fora da realidade. Em alguns casos, inclusive, há uma consciência de que a meta é inalcançável, mas acredita-se que, se as metas são difíceis, os colaboradores se esforçarão mais. Ledo engano. Na maioria dos casos, inclusive, é comum que as metas irreais acabem gerando um efeito indesejado, que é a falta de motivação dos profissionais frente a impossibilidade de cumpri-las. Afinal, não é uma estratégia muito inteligente definir metas impossíveis dentro da capacidade e necessidade de uma empresa.

Para estipular metas conscientemente, é preciso levar em consideração alguns critérios básicos para que elas realmente ajudem no estímulo dos colaboradores. É o que pretendemos passar logo a seguir! Confira como estabelecer metas na sua empresa!

Planejamento é essencial

A definição de metas e objetivos começam no planejamento estratégico do negócio. É nessa etapa que estabeleceremos a visão da empresa, os seus valores, sua missão, os planos de ação e, é claro, os objetivos e as metas. Nessa fase, precisamos avaliar uma série de fatores que ajudarão na sua definição, como, por exemplo, a avaliação do mercado e a situação da empresa. É o que chamamos de análise FOFA (Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças). Só assim podemos saber exatamente o cenário real para sabermos exatamente qual é o limite de uma meta e as formas para alcançá-las.

Estabelecendo metas reais

Como vimos na introdução do nosso texto, as meta precisam ser reais, caso contrário os profissionais podem se sentir desestimulados a alcançá-las. Sem a avaliação do mercado e da realidade atual da empresa, também fica muito difícil saber exatamente o que a sua empresa pode alcançar em determinado período. No entanto, da mesma forma como criar metas difíceis também é um problema, metas muito fáceis também causam o mesmo efeito, já que os profissionais não se sentirão desafiados. O ideal é, através de uma análise concisa e bem-feita, determinar aquilo que é de desejo da empresa e dentro das suas possibilidades para ser obtido.

Clareza e transparência

“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”. A frase da presidente Dilma Rousseff é um grande exemplo de como metas confusas mais atrapalham do que ajudam. Se ninguém entende com clareza quais são as metas da empresa, porque ela pretende alcançar esses resultados, e quais benefícios todos podem ganhar com isso, dificilmente haverá um clima organizacional estimulante para o profissional. As metas devem ser difundidas e explicadas formalmente, de preferência em reuniões para esse propósito.

Progressividade

Voltando a frase da Dilma, dobrar a meta pode ser algo interessante, mas não podemos começar por aí. Muitas empresas costumam definir metas progressivas, principalmente aquelas que trabalham com sistemas de comissão. Basicamente, são estabelecidos diversos níveis de metas para os colaboradores e, quando alguma delas é atingida, os benefícios que eles percebem aumentam. Caso a sua empresa não atue com comissões, o gestor pode ter essas outras metas em mente, mas é importante deixar claro que, antes de atingir o primeiro nível, não se pode pensar no segundo.

Recompensas

Por fim, definir recompensas também é uma ótima forma para estipular o cumprimento de metas. O caso mais comum é o das comissões, mas também existem recompensas mais abrangentes já que, se a empresa atingir suas metas e crescer, todos podem ganhar com isso – por meio de salários maiores, mais cargos de hierarquia superior, entre outros. Assim como as metas, as recompensas também precisam ser reais, ou seja, proporcionais ao esforço investido para conquistá-las.

Agora que você já sabe como estabelecer metas para a sua empresa, compartilhe com a gente sua experiência ou dúvida sobre o assunto.