Como escolher um bom sistema de controle de estoque?

Contar com um sistema de controle de estoque é um passo importante para ter uma visão macro de tudo que entra e sai da empresa. Isso garante uma melhor gestão dos recursos e, principalmente, que não falte matéria-prima para produzir, atendendo às demandas do mercado com maior eficiência.

Nesse cenário, um bom sistema de controle de estoque deve ser integrado às demais áreas da empresa. Assim, é possível monitorar de forma mais efetiva os itens de requisição pela produção/expedição. Nesse cenário, uma organização que não conta com esse tipo de controle, ou o faz de modo manual, está sujeito a falhas, acarretando um maior risco de gerar insatisfação nos seus clientes.

Para ajudar você a escolher um bom sistema de controle de estoque, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é e para que serve um sistema de controle de estoque?

O sistema de controle de estoque é um software cuja finalidade é fazer o rastreio, a organização e o gerenciamento de mercadorias, tanto em estados finalizados ou semi-fabricados. Uma ferramenta eficiente ainda consegue fazer o gerenciamento de insumos ou matérias-primas no estoque da sua companhia. O software também contribui para o controle das compras de materiais, favorecendo o alinhamento de outros processos de fabricação, como o Planejamento e Controle de Produção (PCP).

Qual é a importância do sistema de controle de estoque de qualidade?

Contar com um sistema de controle de estoque eficiente colabora de modo efetivo para a diminuição de erros. Afinal, torna possível a automação e a precisão em sua abordagem, o que é mais efetivo, por exemplo, se comparado ao controle feito em processos manuais e planilhas.

Ao contar com um sistema de controle de estoque que acompanha a transformação digital vivenciada nos últimos anos, é possível usar tecnologias como identificação por radiofrequência (RFID) ou leitura de códigos de barras. Com esses recursos, sua empresa pode fazer o rastreamento e encontrar os itens em seu armazém com mais agilidade. Com isso, sua organização pode diminuir o tempo e os esforços no gerenciamento do estoque, economizando, inclusive, na contratação de mão de obra.

Hoje, as ferramentas disponíveis possibilitam que você tenha toda a previsibilidade do seu estoque a alguns cliques e na palma da mão, tornando a gestão da empresa cada vez mais estratégica. Veja, a seguir, alguns benefícios de contar com um programa de controle de estoque.

Monitoramento contínuo

Com um sistema, é possível visualizar o estoque de maneira ampla, com suas potencialidades e problemas. Ainda, é possível contar com importantes indicadores de gestão de desempenho, como curva de saída, controle de perdas, itens deteriorados e índice de desperdício.

Padronização

Quem trabalha com estoque sabe que a organização é fator fundamental para o sucesso das atividades, não é mesmo? Com uma ferramenta eficiente, é possível investir na divisão do estoque em setores, usando letras, numerações e cores. Nesse cenário, cada área pode ser agrupada em classes específicas de itens, com as prateleiras destinadas aos subtipos de cada mercadoria.

Otimização do relacionamento com fornecedores

Quando você passa a contar com um software de sistema de controle de estoque, demonstra mais organização e credibilidade para a sua rede de relacionamentos, o que inclui os fornecedores. Eles passam a ter mais confiança nos processos da empresa, garantindo melhores entregas, já que conseguem visualizar vantagem competitiva em associar a marca deles à da sua companhia.

Mapeamento de processo

Quando você conta com um bom sistema de controle de estoque, fica mais fácil criar um fluxo de trabalho que dê visibilidade para as políticas e as regras internas, a exemplo do procedimento padrão para o pedido de um produto. Ainda, é possível contar com relatórios detalhados sobre o setor, o que ajuda a otimizar toda a operação.

Conferência pré-armazenamento

A conferência de pré-armazenamento é fundamental para estabelecer critérios alinhados com as necessidades de cada item, o que confere mais integridade e funcionamento, antes de levar ao estoque da companhia.

Definição de quantidades

Ao fazer a integração de setores com a ferramenta de controle de estoque, é possível estabelecer uma quantidade mínima e máxima para cada mercadoria exposta no estoque, o que facilita a observação da sazonalidade de produtos específicos.

Quais os passos para escolher um bom sistema de controle de estoque?

Escolher um bom sistema requer pensar nas necessidades da empresa, para que as funcionalidades do software possam atender às demandas da sua organização de modo mais eficiente. Também, é preciso alinhar o orçamento da empresa com as demandas propostas. Isso é fundamental para evitar frustrações futuras. Outro ponto a considerar é a possibilidade da ferramenta acompanhar o crescimento da organização.

Com isso em mente, a seguir, veja o que considerar ao contratar o controle de estoque.

Integração da produção ao estoque

O sistema de gestão de estoque deve conseguir integrar as atividades da fábrica à sua produção. Com isso, é possível fazer o registro do consumo dos materiais usados na produção, bem como fazer a entrada dos produtos fabricados acabados e semiacabados.

Compras e recebimentos integrados ao estoque

Para que os processos possam rodar com eficiência, é importante que eles consigam fazer a integração dos processos de compras e recebimentos de mercadorias. Assim, é esperado que a ferramenta possa importar a NF-e dos seus fornecedores, agilizando todo o processo.

Faturamento e vendas integradas ao estoque

Ao integrar vendas e faturamento, é possível gerar notas fiscais eletrônicas de saída para seus clientes, enquanto a sua companhia dá baixa do produto no estoque de forma facilitada.

Requisição de material

Na hora de contratar um sistema de gestão de estoque, é importante verificar se ele consegue controlar a requisição de materiais para consumo. Isso deve ser feito tanto na esfera administrativa quanto operacional e, para isso, você pode dividir as tarefas por centro de custos.

Outras funcionalidades

Para não errar na escolha do software de controle de estoque, você precisa estar atento a algumas questões, como:

• controle de transferência de setores de estoque;

• conversão de diferentes unidades de medida;

• geração e controle por lote e série;

• analisar o estoque projetado;

• geração de inventário de estoque.

Com o ERP Mega Indústria, você pode contar com todas as informações para tomar as melhores decisões com relação ao seu estoque. Com essa ferramenta integrada, você tem uma visão macro do controle da sua produção e tudo isso alinhado com alto índice de precisão, para determinar o que, quando e como produzir. Viu como escolher um sistema de controle de estoque exige conhecer as necessidades da sua empresa? Com isso, fica mais fácil pensar na contratação de uma solução integrada, capaz de suportar as necessidades da sua empresa.

Se você gostou deste artigo sobre sistema de controle de estoque, conheça nossa solução ERP Mega Indústria!