
Como desenvolver inteligência de mercado em pequenas indústrias?
Em um momento de acirrada competitividade entre as empresas, destaca-se a indústria que se antecipa às demandas ou que identifica oportunidades de aprimorar a experiência dos consumidores por meio da análise de dados.
Sendo assim, a inteligência de mercado, ou seja, a capacidade de cruzar dados e transformá-los em informações estratégicas, é essencial para uma empresa que deseja se sobressair em relação aos concorrentes e conquistar mais espaço.
Em síntese, a inteligência de mercado corresponde à conversão de dados brutos — sobre setores de negócios, movimentações da concorrência e padrões de consumo, por exemplo — em informações relevantes e estratégicas, capazes de apoiar a tomada de decisão por parte das empresas.
Acompanhe os tópicos seguintes e saiba como desenvolver a inteligência de mercado em indústrias de pequeno porte!
O que é inteligência de mercado?
Também chamada de inteligência competitiva, a inteligência de mercado corresponde a um conceito de grande importância para a saúde e prosperidade do negócio, sendo um diferencial de peso entre players de maior sucesso e indústrias que não conseguem melhorar sua atuação.
A sistemática diz respeito à coleta e acompanhamento de dados e informações sobre a sua organização, clientes, mercado e concorrentes, com o intuito de gerar insights que levem a melhores decisões por parte da gestão.
Esses dados coletados permitem obter uma visão geral acerca da indústria e suas principais forças e fraquezas, visualizar a atual situação dos concorrentes no mercado e entender da melhor forma possível o comportamento dos consumidores.
A inteligência de mercado já vem sendo empregada há muito tempo com base em coleta de dados e processamento por meio do cruzamento de informações de modo totalmente manual. Porém, com o surgimento das novas tecnologias, isso mudou.
Hoje, existem ferramentas especializadas na coleta e análise de dados, fornecendo o apoio necessário para que pequenas indústrias também possam melhorar seus processos e aumentar sua competitividade no mercado.
Como alcançar a inteligência de mercado?
À primeira vista, pode parecer que essa tecnologia só pode ser aplicada a grandes empresas. Essa premissa não é verdadeira, pois, graças a inovações como a computação em nuvem, não são necessários grandes investimentos em TI. Confira, nos próximos tópicos, os principais passos para essa transformação digital.
Invista na automação dos processos
Existem diferentes soluções que podem transformar qualquer profissional em um grande analista de dados. Isto é, o que não faltam são ferramentas e softwares de inteligência de mercado; basta saber escolher aqueles que atendam a sua demanda da melhor forma.
Essa, inclusive, é uma área que está muito em alta. Portanto, é preciso que as pequenas indústrias também aproveitem os avanços na capacidade do software de inteligência empresarial que hoje se faz presente para automatizar seus processos.
Invista em treinamentos sobre inteligência de mercado
Mais do que conscientizar sobre a importância da inteligência de mercado, é preciso desenvolver as devidas competências para lidar com essa nova realidade, fornecendo capacitação aos colaboradores.
Ou seja, ensinar as pessoas a trabalharem com dados é uma necessidade. Todavia, não se trata de lecionar matemática ou estatística, mas, sim, de capacitar as pessoas para a interpretação de informações — de modo que esses indivíduos sejam capazes de fazer as perguntas pertinentes.
Desenvolva a inteligência competitiva
Por intermédio de diferentes tipos de softwares, a internet possibilita a geração, o acompanhamento e a análise de dados não somente sobre a empresa, mas também sobre os concorrentes — o que pode ser essencial para entender as decisões deles acerca de seus produtos e serviços e o comportamento do mercado.
Mas não só isso, a internet pode ser aproveitada para obter acesso às notícias em tempo real. Sendo que, ambos os tipos de acompanhamento devem integrar a estratégia de inteligência competitiva ou de mercado da indústria, pois interferem no mercado e são úteis para a compreensão do presente e para a projeção do futuro dos negócios. Em síntese, a inteligência competitiva é essencial para traçar um planejamento estratégico eficiente.
Filtre o que é relevante
Ainda que a internet tenha favorecido o acesso rápido e em tempo real a dados e informações, ela também faz com que os esforços de lidar com um grande volume de dados não sejam tão simples. Nem tudo que reluz é ouro e nem todos os dados são interessantes.
Por essa razão, filtrar aquilo que corresponde à informação relevante para análise e tomada de decisões é importante e deve estar presente no trabalho de tratamento e análise aprofundada. Isso evita que dados desnecessários ocupem espaço à toa.
Conheça o mercado em que atua
Mapear o nicho no qual se atua e ter total entendimento das demandas dos consumidores são as premissas básicas das organizações que desejam adotar a inteligência de mercado. É essencial entender as necessidades dos clientes, que estão cada vez mais exigentes, para melhorar a experiência e relacionamento deles com a sua marca.
Ser capaz de coletar dados e informações com o intuito de ampliar o conhecimento e se posicionar à frente da concorrência não deve fazer parte apenas da estratégia das grandes empresas, mas de todo negócio que pretende se desenvolver e ocupar um espaço de destaque no mercado.
Dado o avanço tecnológico e a disseminação dos resultados de pesquisa e desenvolvimento, as práticas da inteligência mercadológica no universo das pequenas indústrias se mostra uma realidade que deve ser explorada por gestores.
Quais são as principais ferramentas de inteligência de mercado?
A tecnologia é um dos principais motores responsáveis por tornar a inteligência de mercado possível e expandir seus benefícios, tornando sua aplicação uma realidade para pequenas e médias indústrias. Confira, a seguir, as principais ferramentas que colaboram para isso.
Big Data
Big Data é um conceito de banco de dados capaz de armazenar uma grande massa de informações não estruturadas, vindas da internet ou produzidas por sistemas internos. Ou seja, é um armazenamento que permite guardar qualquer dado. Hoje, existem diversas soluções no mercado que cumprem esse papel.
Em um primeiro momento, por conter uma massa gigantesca de dados brutos, pode parecer que um Big Data é um ótimo negócio para quem quer investir em inteligência de mercado. Porém, deve-se lembrar que a quantidade de informações também aumenta a complexidade do processamento.
Por isso a modelagem e a escolha dos elementos que serão armazenados no Big Data é tão importante. Quanto mais enxuto for esse sistema, melhores e mais rápidos insights ele obterá. Ou seja, não adianta encher o banco de dados com informações que não têm relevância.
Business Intelligence
Um sistema de BI é muitas vezes confundido com inteligência de mercado. A solução incorpora todas as vantagens e objetivos do conceito em uma ferramenta única, mas, diferentemente do Big data, o Business Intelligence trabalha com dados gerados por meio de vários sistemas utilizados na empresa.
Ou seja, ele é responsável pela integração entre os vários softwares utilizados pelo negócio para gerar uma série de insights que poderão ser levados em conta para as tomadas de decisão.
Entre os principais pontos de apoio fornecidos por um sistema de BI podemos destacar a capacidade de apontar tendências de mercado, comportamento de consumidores, oportunidades de inovação e conhecimento acerca de seus próprios processos.
Agora que você já sabe como utilizar a inteligência de mercado para passar na frente da concorrência, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais? Estamos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e Google+! Assim você se mantém atualizado com os nossos conteúdos!
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