Como desenvolver inteligência de mercado em pequenas indústrias?

Como desenvolver inteligência de mercado em pequenas indústrias?

Em um momento como este, de acirrada competitividade entre as empresas, se destaca a indústria que se antecipa às demandas ou que identifica oportunidades de aprimorar a experiência dos consumidores.

Sendo assim, a inteligência de mercado, ou seja, a capacidade de cruzar informações e transformá-las em dados estratégicos, é essencial para uma empresa que deseja se sobressair aos concorrentes.

Em síntese, a inteligência de mercado corresponde à conversão de dados brutos (sobre setores de negócios, movimentações da concorrência e padrões de consumo, por exemplo) em informações relevantes que subsidiem a tomada de decisão por parte das empresas.

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba como desenvolver a inteligência de mercado em indústrias de pequeno porte!

O que é inteligência de mercado?

Também chamada de inteligência competitiva, a inteligência de mercado corresponde a um conceito de grande importância para a saúde e prosperidade do negócio.

A sistemática diz respeito à coleta e acompanhamento de dados e informações sobre a sua organização, clientes, mercado e concorrentes com o intuito de gerar insights que levem a melhores escolhas por parte da gestão.

Invista na automação dos processos

Existem diferentes soluções que podem transformar qualquer profissional em um grande analista de dados. Isto é, o que não faltam são ferramentas e softwares de inteligência de mercado.

Essa, inclusive, é uma área que está muito em alta. Portanto, é preciso que as pequenas indústrias também aproveitem os avanços na capacidade do software de inteligência empresarial que hoje se faz presente para automatizar seus processos.

Invista em treinamentos em inteligência de mercado

Mais do que a conscientização de que a inteligência de mercado é importante, é preciso desenvolver as devidas competências para lidar com essa nova realidade.

Ou seja, ensinar as pessoas a trabalhar com dados é uma necessidade. Todavia, não se trata de lecionar matemática ou estatística, mas, sim, de capacitar as pessoas para a interpretação de informações — de modo que esses indivíduos sejam capazes de fazer as perguntas pertinentes.

Desenvolva a inteligência competitiva

Por intermédio de diferentes tipos de software, a internet possibilita a geração, acompanhamento e análise de dados não somente sobre a empresa, mas também sobre os concorrentes.

Mas não só isso, a internet pode ser aproveitada para obter acesso às notícias em tempo real. Sendo que, ambos os tipos de acompanhamento devem integrar a estratégia de inteligência competitiva ou de mercado da indústria, pois interferem no mercado e servem para a compreensão do presente e para projeção do futuro dos negócios.

Em síntese, a inteligência competitiva é essencial para traçar um planejamento estratégico eficiente.

Filtre o que é relevante

Ainda que a internet tenha favorecido o acesso rápido e em tempo real a dados e informações, ela também faz com que os esforços de lidar com um grande volume de dados não sejam tão simples.

Por essa razão filtrar aquilo que corresponde à informação relevante para análise e tomada de decisões é tão importante, estando presente no trabalho de tratamento e análise aprofundada.

Conheça o mercado em que atua

Mapear o nicho no qual se atua e ter total entendimento das demandas dos consumidores são as premissas básicas das organizações que desejam adotar a Inteligência de Mercado.

Ser capaz de coletar dados e informações com o intuito de ampliar o conhecimento e se posicionar à frente da concorrência, atualmente, não deve fazer parte apenas da estratégia das grandes empresas.

Dado o avanço tecnológico e a disseminação dos resultados de pesquisa e desenvolvimento, as práticas da inteligência mercadológica no universo das pequenas indústrias se mostra uma realidade que deve sim ser explorada por gestores.

Agora que já sabe como utilizar a inteligência de mercado para passar na frente da concorrência, que tal nos seguir nas redes sociais (Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google+)? Assim você se mantém atualizado com os nossos conteúdos!?