Como descobrir seu core business e otimizá-lo?

O excesso de atividades burocráticas na rotina das empresas é um grande problema que afeta o crescimento do negócio e a experiência do consumidor com a sua marca. Segundo o relatório Doing Business, divulgado pelo Banco Mundial, apenas para calcular e pagar impostos, o empreendedor gasta, em média, 1.958 horas por ano.

É importante que, mesmo em meio a esses processos, você e a sua equipe tenham tempo e recursos para focar no core business, ou seja, naquilo que a sua empresa se propôs a fazer de melhor para gerar valor para os seus clientes.

Neste post, ajudaremos você a dar o primeiro passo para descobrir qual é o core business da sua empresa e quais são as melhores práticas para otimizar as suas atividades e estar cada vez mais focado na sua especialidade. Confira!

Defina o seu core business

Quando a empresa ainda não conhece bem o seu core business ou, simplesmente, ainda não o definiu junto aos seus funcionários, é comum que se desperdice muito tempo e recursos financeiros com áreas que possuem muitos processos burocráticos. Por isso, é preciso que você, enquanto líder, promova reuniões e aproveite esses momentos para discutir sobre:

Depois dessas conversas, será mais fácil identificar em quais atividades a sua empresa precisa se concentrar mais para gerar entregáveis.

Otimize seus processos e atinja melhores resultados

Após esclarecer para todos os seus colaboradores qual é o coração do seu negócio, você deve começar a adotar estratégias e soluções que reduzam os gargalos que hoje impedem a empresa de crescer e ter vantagens competitivas. Separamos para você algumas dicas para melhorar o seu dia a dia e ajudar a sua empresa a atingir o core business.

Converse com seus clientes

Entender mais sobre quais são as experiências que o seu cliente quer vivenciar ao comprar seus produtos ou contratar seus serviços é muito importante para conseguir atingir bons resultados. Por isso, pesquise diretamente com os seus consumidores sobre o que eles esperam da sua empresa e, depois, reestruture algumas áreas e processos para que eles ajudem você a atingir essas expectativas.

Automatize processos burocráticos

A contratação de um sistema de gestão ajuda a sua empresa a eliminar alguns serviços manuais, reduzir custos, minimizar erros e reunir todas as informações em um só lugar. Com isso, toda a sua equipe ganha mais tempo para dedicar-se às atividades que, de fato, estejam mais focadas na sua área principal de atuação.

Utilize dados de forma estratégica

Você precisa acompanhar todos os dados da sua empresa para conseguir identificar, com mais rapidez, alguns problemas e conseguir tomar decisões mais estratégicas. Tenha sempre em mãos relatórios completos e conte com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence para ter informações mais precisas sobre o seu negócio.

Terceirize serviços

Em alguns casos, é mais interessante para a sua empresa terceirizar serviços para que os seus colaboradores possam focar, ainda mais, no seu core business. Por isso, avalie quais atividades podem ser feitas por parceiros — atividades fiscais, sistemas de informação e limpeza são alguns exemplos.

A atividade principal da sua organização precisa estar bem definida para, assim, conseguir elaborar as melhores estratégias e ganhar destaque no mercado. Por isso, é fundamental ter claro qual é o seu core business e eliminar aqueles processos que ainda impedem a sua empresa de atingir bons resultados.