
Como controlar safras por multicultura?
Planejar e conduzir a melhor sequência das culturas é um ponto importante para o controle efetivo das safras por multicultura, mas não o único. No post de hoje você descobre como garantir o sucesso desta importante técnica, claro, com o apoio da tecnologia.
Aos que não são da área, vale explicar que multicultura (ou rotação de culturas) é um processo agrícola que consiste em alternar, anualmente, várias espécies vegetais dentro de uma mesma área.
Além de proporcionar uma produção diversificada, esta técnica contribui com a preservação e melhorias - químicas, físicas e biológicas – do solo. Por isso é uma excelente alternativa para o controle de daninhas, doenças e pragas.
O que devo fazer para iniciar uma multicultura?
A resposta é simples, mas também complexa.
Porque não basta apenas alternar espécies em determinada área; é preciso fazer um planejamento minucioso de culturas para garantir os resultados desejados.
A começar pela definição estratégica das espécies a serem cultivadas, sempre considerando propósitos comerciais e de recuperação do solo.
Depois, claro, é necessário colocar em prática o que foi estipulado, conduzindo a melhor sequência das culturas nos diferentes talhões da sua propriedade.
E qual é a novidade?
Tão importante quanto as etapas de planejamento e semeio é o acompanhamento dos cultivos. Hoje, com o apoio da tecnologia, é possível fazê-lo em tempo real e monitorar se suas escolhas foram assertivas para chegar aos objetivos propostos.
E, em meio a tantas soluções disponíveis no mercado, decidir por uma que seja ideal para as suas necessidades pode ser uma tarefa desafiadora. Então, antes de dar este passo tão importante, analise, pesquise, vá atrás de referências.
Procure por uma opção que seja específica para a sua atuação, com peculiaridades do setor no qual está inserido. Neste contexto, se o seu foco é a multicultura, leve em conta ferramentas que coloquem à sua disposição:
- Técnicas específicas para o controle de erosão;
- Calagem, adubação;
- Qualidade e tratamento de sementes;
- Época e densidade de semeadura;
- Cultivares adaptadas;
- Controle de plantas daninhas, pragas e doenças.
E não se esqueça!
Antes de tomar uma decisão, avalie, estude o mercado. Levante prós e contras de todas as opções. E se ainda assim nãose sentir totalmente confiante para fazer sua escolha, conte com o apoio e a expertise de empresas, como a Mega Sistemas, ou profissionais especializados para orientá-lo.
Comente