Da mesma forma que o mercado naturalmente tem sazonalidades, a economia também tem suas crises e seus momentos de vendas aquecidas. E é pela existência dessa oscilação que o empreendedor precisa estar sempre atento aos cenários, de modo a ter uma boa análise dos fatores que podem desacelerar seu negócio em tempos de vacas magras. O importante é conseguir driblar esses problemas com talento e disposição.
Assim, se o momento sugere uma provável crise, mantenha a calma. Lembre-se de que, mesmo sendo mais penoso e complicado, é, sim, possível não só manter como até aumentar seu número de vendas. Que tal ver algumas boas dicas para colocar essa atitude para frente? Então confira já como aumentar as vendas em meio à tempestade:
Mantenha as rédeas do negócio
A coisa mais importante a se fazer quando a economia aperta é controlar os custos de uma empresa. Com o apoio de um bom ERP você pode manter todo seu investimento na ponta do dedo e avaliar detalhadamente onde poderá fazer eventuais ajustes para contornar o momento de dificuldade com o menor impacto possível para o seu negócio.
Evite tomar atitudes precipitadas
A primeira atitude a se tomar ao passar por um período de crise é manter a calma, respirar fundo e jamais agir por impulso. Reveja seu planejamento, reorganize os objetivos e trace novas metas, se for necessário. O segredo é não passar por cima do seu planejamento, nem deixar de traçar uma estratégia de mercado.
Invista na inovação e na criatividade
A verdade é que períodos de crise escondem grandes oportunidades. Assim, pode ser que esse seja o grande momento para organizar a casa, afinar a qualidade de seus produtos e serviços, conquistando novas soluções e fatias de mercado. Dê ao cliente aquilo que ele busca e, se possível, tente surpreendê-lo. Cresça em meio à crise, optando por ser diferenciado no mercado. Seja criativo e inovador para se destacar da concorrência.
Pesquise mais sobre seus clientes
Tudo bem que é importante inovar, mas também é essencial apostar em tacadas certeiras, ok? Portanto, atente-se para as pesquisas de mercado, para os comentários nas redes sociais e para os contatos com clientes de uma forma geral. É fundamental ter muitos dados sobre as demandas que seu público-alvo geralmente apresenta. Sua empresa deve ser mais eficiente no atendimento e obstinada em relação à qualidade dos produtos, a fim de satisfazer a clientela independentemente do contexto geral.
Veja o que os outros estão fazendo
Por mais que você opte por seguir estratégias diferentes, não deixe de ver o que seus rivais de mercado estão oferecendo de inovador e diferente para superar a crise. É importante saber como os outros estão tirando proveito do cenário e enxergar exatamente o que está acontecendo ao seu redor, bem como ficar de olho nos resultados das campanhas e nas táticas da concorrência. Quem sabe assim você possa perceber alguns pontos fracos de seus rivais, conquistando mais vantagem sobre esses aspectos, não é mesmo?
Aposte na maior fidelização dos clientes
Seduzir clientes novos é muito mais caro e trabalhoso para uma empresa do que investir em campanhas de fidelização voltadas para quem já comprou com você e conhece seus produtos e serviços. Ao desenvolver boas técnicas para fazer o cliente comprar novamente com sua empresa, você garante que pelo menos algumas vendas sejam realizadas nos períodos difíceis, melhorando seu lifetime value.
Acredite no potencial da sua empresa
É importante ter convicção de que seus produtos e serviços são excelentes e vão entregar benefícios reais para as pessoas. Para tanto, é preciso conhecer bem o que você tem a oferecer. Mas atenção: isso não quer dizer que tudo tem que ser perfeito! Muito pelo contrário, na verdade, entender todo o potencial que a empresa e sua equipe têm faz com que seja possível verdadeiramente pensar no que precisa ser aperfeiçoado.
Capacite seu time de colaboradores
As crises não somente podem abalar os preços e as vendas de seus produtos como podem também impactar o clima de trabalho, desanimando sua equipe. Para não correr esse risco, invista na capacitação dos colaboradores, a fim de que não ocorra baixa na produtividade e da eficiência nos afazeres diários, bem como para praticar ações de melhoria no ambiente organizacional, criando mais harmonia entre os funcionários. Se o clima da equipe não esmorecer e o time na verdade se sentir mais confiante, os resultados podem ser até melhores que o esperado!
E você, como tem lidado com as crises recentes? O que tem conseguido aperfeiçoar em sua empresa? Seu negócio tem sentido o momento ruim refletido nas vendas? Comente aqui e nos conte sobre suas experiências e expectativas!