Como acertar na receita previsto x realizado usando a gestão orçamentária

Como acertar na receita previsto x realizado usando a gestão orçamentária

Dentre as diversas etapas do planejamento financeiro de uma empresa está a gestão orçamentária — ou orçamento empresarial —, que determina metas a serem cumpridas em relação às aplicações e às despesas realizadas durante determinado período de tempo. Como infelizmente não é possível prever o futuro com precisão, a gestão orçamentária se baseia em projeções, que não só podem como devem estar embasadas no histórico da empresa, bem como em suas metas de vendas. Assim é possível traçar o caminho a ser percorrido por todos os setores para que haja uma maior eficiência operacional e, consequentemente, mais lucros.

O previsto versus realizado é a base da gestão orçamentária que acompanha, mês a mês, a aderência de toda a empresa ao que foi previamente planejado. Contudo, essa conta não costuma bater certinho no final. Se você está nessa situação e quer ser mais assertivo em sua gestão orçamentária, continue lendo nosso post e confira algumas dicas imprescindíveis para nunca mais fugir do orçamento! Então vamos lá?

 

Defina metas e objetivos para a empresa

A gestão orçamentária deve estar de acordo com os objetivos e as metas do negócio, viabilizando à empresa sua devida conquista. Como cada setor da organização possui uma parcela específica de responsabilidade sobre os objetivos do negócio, o ideal é que cada um receba metas e objetivos individuais próprios, além de um orçamento compatível com os desafios a serem superados.

 

Aposte na gestão orçamentária compartilhada

Se cada setor possui sua parcela de responsabilidade sobre os objetivos do negócio e também recebe um orçamento para executar o que é solicitado, nada mais justo do que ser responsável também pela aplicação e pelo controle do orçamento, não concorda? Essa estratégia recebe o nome de gestão orçamentária compartilhada e leva os gestores a um maior grau de comprometimento com a empresa e com o orçamento cabido a ele, já que será necessário prestar contas ao financeiro da empresa sobre seu destino.

 

Tenha o maior controle possível sobre a gestão

Acertar no previsto versus realizado requer uma boa dose de organização e controle sobre o orçamento da empresa, o que nem sempre é possível a partir de planilhas eletrônicas preenchidas manualmente e documentos dispersos. Assim, para garantir a máxima eficácia da sua gestão orçamentária, adote sistemas automatizados que potencializem o controle de dados e informações e que integrem os setores da empresa, unificando os orçamentos e as despesas de cada um.

Com um bom sistema de gestão empresarial você passa a ter todas as informações de que precisa para monitorar mais de perto os gastos e as receitas da empresa, bem como consegue confrontar o previsto com o concretamente realizado em poucos minutos, o que gera uma compreensão maior sobre o contexto da organização e como ela vem gastando seu dinheiro.

Mais consciente da própria operação, a empresa pode melhorar sua gestão orçamentária e, assim, atingir os objetivos traçados no planejamento com maior assertividade, sem acabar com o caixa no negativo ou ainda perdendo oportunidades de negócio por pura falta de controle e organização.

A gestão orçamentária é, mais que um processo burocrático, a maneira correta de direcionar suas estratégias de negócio para a obtenção de resultados positivos a curto, médio e longo prazos. Com o auxílio de uma ferramenta adequada, é possível fazer a gestão orçamentária sem estresse e garantindo maiores níveis de efetividade para sua empresa.

 

Agora comente e nos conte: como é feita a gestão orçamentária da sua empresa? Quais ferramentas são utilizadas para garantir a confiabilidade das informações? Contribua deixando seu depoimento e dividindo suas opiniões conosco!