É difícil prever o que pode acabar sendo um catalisador de progresso tecnológico para um segmento. Um exemplo disso é o que impactou o mundo significativamente em 2020: a pandemia de Covid-19 impulsionou a transformação digital em vários mercados.
Um deles é o da gestão de construções pesadas. A mudança repentina de hábitos e necessidades das pessoas fez com que o setor precisasse de uma reinvenção viabilizada pelo meio digital, o que acabou sendo muito benéfico para as empresas e seus clientes.
Com o desenvolvimento da tecnologia em diversos setores e o acesso a novas facilidades, que possibilitam cada vez mais novos avanços, é fundamental se atualizar em relação à transformação digital.
A seguir, você entenderá melhor quais foram os impactos da pandemia para a transformação digital da gestão de construções pesadas. Confira!
Os impactos da pandemia na construção civil
Segundo dados de mercado, o setor da construção civil se manteve otimista, mesmo durante o período de pandemia. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), a projeção de crescimento para o ano de 2022 é de 2%. Além disso, a entidade estima que o PIB da construção deva crescer cerca de 2% em 2022, na comparação com 2021.
Segundo o SindusCon, isso se deve, principalmente, ao impulso que o segmento recebeu a partir das soluções digitais desenvolvidas como resposta ao período adverso. Elas deixaram de ser opcionais ou um luxo, passando a ser fundamentais para os clientes.
No meio da construção civil, tornou-se essencial contar com soluções que permitissem atender aos clientes de forma remota, além de monitorar cada etapa do processo de forma mais detalhada. Assim, mesmo no contexto do distanciamento social, foi possível dar continuidade aos projetos.
A transformação digital na gestão de construções pesadas
O segmento da construção civil pode se beneficiar bastante de ferramentas digitais que possibilitem integrar equipes de forma remota. Quem atua com construções pesadas também pode organizar métricas de produtividade para ajudar na tomada de decisões.
Um exemplo disso é a atuação a partir de projeções mais precisas. Quem trabalha na gestão de construções pesadas pode minimizar as chances de erros e garantir um maior aproveitamento de seus recursos, ao contar com acesso rápido e fácil a uma base digital de dados.
Isso somente é possível ao ter uma estrutura adequada para acessar informações e compartilhá-las entre os integrantes do seu time. Também é preciso ter os meios corretos para armazenar esses dados e consultá-los de forma periódica.
A importância do controle em momentos de transição
Passar por um processo de transformação digital é algo que exige o devido preparo da empresa e de suas equipes. Afinal, é algo que significa uma mudança radical na forma como as atividades são realizadas.
O apoio das lideranças é fundamental nesse sentido. É preciso enxergar as reais necessidades do negócio e como a tecnologia pode ajudar. Também é nesse momento que novas soluções digitais podem ser elaboradas para atender a novas demandas dos clientes.
Outro recurso essencial é o apoio de uma ferramenta de gestão que proporcione o impulso necessário para a empresa passar por sua transformação digital ao adotar suas melhores práticas. Dessa forma, será possível aproveitar ao máximo os seus benefícios.
Aproveite as movimentações que vêm com a transformação digital na gestão de construções pesadas. Passe a trabalhar com uma estrutura mais inteligente, que possibilita usar os seus recursos de maneira mais estratégica e orientada a resultados efetivos.
Fique por dentro de mais tendências vantajosas para o setor. Basta seguir as nossas páginas no Instagram e no LinkedIn!