Como a tecnologia pode otimizar o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é um dos quesitos mais críticos para o sucesso de uma empresa. Ainda que seja necessário promover uma adequada gestão de custos, processos internos e de pessoas, é crucial prezar pela satisfação do cliente como forma de obter vantagens competitivas.

Mas não há como fazer um trabalho de qualidade sem empregar as ferramentas certas. E, entre outras funções, é exatamente a isso que se presta a tecnologia: servir como um recurso de apoio ao atendimento ao cliente.

Afinal, um software possibilita uma melhor definição de processos, agilidade nos trabalhos da equipe, facilidade na análise de desempenho e na  tomada de decisões estratégicas. Com isso, o cliente só tem a ganhar.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe os tópicos seguintes e saiba mais!

CRM (Customer Relationship Management)

Os softwares de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) são ferramentas utilizadas para gerenciar as interações com os clientes em geral. Essas soluções mapeiam todos os canais de comunicação de um consumidor (ou potencial consumidor) com a organização.

Com base nas informações coletadas e analisadas é possível encontrar oportunidades de negócio e também gerenciar as iniciativas de marketing de maneira mais efetiva. Por exemplo, ao monitorar o caminho percorrido pelo cliente, a gestão conquista maior controle sobre o momento adequado de fazer uma proposta, por exemplo.

Ou seja, com base na qualificação dos contatos levantados e estudados, é possível analisar se um indivíduo está ou não preparado para efetuar uma compra. Com isso, os esforços da equipe comercial são bem direcionados, não só promovendo uma venda mais assertiva, como na forma de uma prestação de atendimento ao cliente de melhor qualidade.

Solução ERP (Enterprise Resource Management)

Um ERP corresponde a uma ferramenta de gestão integrada que oferece subsídios à empresa para que essa tenha condições de planejar a alocação de recursos, bem como melhor analisar as informações geradas pelo negócio.

Tendo em vista a capacidade de promover a integração entre os setores, bem como de automatizar os processos, esse tipo de solução facilita a gestão e também reduz erros, otimizando a tomada de decisão e reduzindo os custos em geral.

Em síntese, um ERP é uma ferramenta que ajuda a empresa a se organizar internamente, estruturando e otimizando processos e dando apoio à gestão.

Otimização de Processos

Ferramentas empregadas em prol do atendimento ao cliente tendem a reduzir o número de etapas de um processo, dinamizando a comunicação entre os setores, facilitando o cumprimento dos prazos e o controle das informações.

Em geral, quanto maior a empresa e sua projeção de crescimento, mais atento você deve estar em relação ao monitoramento da eficiência. Ou seja, potencialize seus esforços no intuito de buscar por soluções que ajudem na gestão, automação e otimização das operações.

Novos canais de comunicação

O atendimento ao cliente pode ser feito de diversas formas: por contato presencial, via telefone, e-mail, chat ou mesmo por aplicativos. Ou seja, dada a evolução da tecnologia, é possível estabelecer contato sem a necessidade de estar presente geograficamente.

Esse avanço proporciona agilidade e rapidez no atendimento ao cliente, permitindo que a empresa compreenda as demandas do público rapidamente e, o melhor de tudo, seja capaz de atender às queixas em tempo hábil.

Vale lembrar que, ainda que o telefone seja o canal mais utilizado, outras modalidades de contato estão se desenvolvendo. Por essa razão, estar atualizado é importante, bem como conhecer o perfil do cliente.

A tecnologia  favor do atendimento ao cliente

Não há como negar que se valer da tecnologia é a melhor forma de exercer uma gestão completa do negócio. Em breves palavras, uma boa solução de software possibilita que a empresa saiba quem é o público, como ele se comporta e qual é o nível de relacionamento desses clientes com a empresa.

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ser usada em benefício do atendimento ao cliente, assine nossa newsletter! Assim fica por dentro das novidades que postamos regularmente!