
Como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisão estratégica?
O processo de tomada de decisão é uma das principais responsabilidades dos gestores, impactando diretamente no sucesso da organização.
São, sobretudo, as escolhas da administração que influenciam nos indicadores de produtividade, no desempenho, na lucratividade da empresa e na segurança dos processos.
Mas todo profissional — para que faça um bom trabalho — deve contar com as ferramentas certas, é a exatamente a isso que se presta a tecnologia: servir como instrumento de apoio na tomada de decisão estratégica.
Com isso, cada escolha passa a ter o devido embasamento, subsidiada o máximo possível em informações, de fato, concretas.
Acompanhe os tópicos seguintes e entenda como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisão estratégica!
A tecnologia como instrumento de inteligência de negócio
O uso de softwares que apresentam dashboards de gestão para o acompanhamento dos projetos é muito popular, mas, além disso, há muito mais a se explorar.
Tendo em vista os indicadores quantitativos e qualitativos monitorados, essas informações também podem ser fontes de insights e contribuir para intervenções rápidas e assertivas em diferentes aspectos da empresa.
Em síntese, a tecnologia aplicada na forma de definição de indicadores de negócios, elaboração de metas e geração de relatórios contribui de maneira decisiva para orientar os esforços da gestão.
Mais do que uma forma de automação dos processos de gerenciamento, uma solução tecnológica norteia as iniciativas gerenciais, servindo como um modelo e como a principal forma de exercer o controle das atividades.
Acompanhamento das informações mais relevantes
A tecnologia associada à gestão tem como grande benefício apresentar as informações que, de fato, são as mais importantes para o gerenciamento do negócio.
Além de monitorar os dados certos, os dashboards oferecem as respostas certas a todas as perguntas que o gestor precisa responder.
Ou seja, a ferramenta fornece informações claras e objetivas sobre o status das operações (projetos, finanças, vendas, produção etc.) para que o gestor analise, modifique ou intensifique as iniciativas, otimizando, assim, a tomada de decisão estratégica.
Promoção da gestão à vista
Graças à tecnologia é possível compartilhar indicadores de desempenho com toda a equipe, mantendo todos os colaboradores alinhados aos objetivos e atualizados com os resultados da empresa, podendo, dessa forma, atuar com maior precisão.
Sistema de gestão integrada
Contar com uma solução tecnológica integrada faz toda a diferença, nem se compara com a adoção de modelos que demandam por atualização manual, exigindo que pessoas fiquem dedicadas à coleta e inserção de dados.
Ou seja, conforme os times vão inserindo dados no sistema, o dashboard passa a ser atualizado automaticamente — o que coíbe falhas e a morosidade na visualização das informações, tornando possível que decisões sejam tomadas em tempo hábil e de maneira assertiva.
Informações em tempo real
Mesmo que a empresa mantenha controles manuais, de nada adianta ter um painel completo sem que este forneça dados atualizados. E é aí que, mais uma vez, a tecnologia se apresenta como ferramenta essencial.
Muitas soluções oferecem recursos web, com dados atualizados em tempo real, que viabilizam o acesso em qualquer dispositivo móvel, como smartphones e tablets.
Com isso, o gestor conta com total mobilidade para a tomada de decisões, quer dizer, a qualquer momento pode intervir e de qualquer lugar.
Você utiliza a tecnologia em favor da tomada de decisão estratégica na sua empresa? Que tal entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos a oferecer?
Comente