Como a mobilidade pode influenciar nos resultados do setor de serviços?

Mobilidade. Característica de tudo aquilo que se move. Termo cada vez mais frequente nos mais diversos aspectos, como o urbano, o social e o corporativo. Por incrível que pareça, todos influenciam diretamente os resultados do setor de serviços.

Afinal, interferem nas formas de interação humana, afetando suas condições psicológicas, sociais, econômicas e profissionais.

No post de hoje você vai entender como funciona cada tipo de mobilidade aqui mencionada para fazer as adequações necessárias do seu negócio para tirar o melhor proveito das oportunidades ofertadas.

Mobilidade urbana

Na maioria das cidades brasileiras, a mobilidade urbana é dificultada por falhas na infraestrutura de transportes. O deslocamento das pessoas de casa para o trabalho é um fator estressante que reduz a produtividade e aumenta sua exposição a riscos, como acidentes e atrasos.

Em empresas de serviços, os deslocamentos de pessoal costumam ser constantes também para atendimento a clientes; por isso escolher uma localização de fácil acesso para instalar seu escritório é fundamental para encurtar os trajetos e melhorar o desempenho da sua equipe.

Outra forma de reduzir deslocamentos de pessoal é pela adoção do teletrabalho (home office) para os colaboradores das áreas onde esta modalidade de serviço seja viável.

Mobilidade social

Nas últimas décadas as políticas públicas do Governo Federal no Brasil têm impulsionado a mobilidade social ascendente de pessoas que anteriormente faziam parte das classes sociais D e E. Este fato possibilitou a melhoria da renda familiar dessas pessoas e abriu espaço para que pudessem adquirir serviços anteriormente inacessíveis. Sua empresa pode e deve desenvolver estratégias para atender este novo mercado.

Mobilidade corporativa

As tecnologias da informação e comunicação (smartphones, tablets, internet, aplicativos, computação na nuvem, sistemas ERP, plataformas de serviços) vêm permitindo às empresas integrar processos e pessoas de forma mais eficiente, gerando uma série de benefícios, tais como:

As soluções tecnológicas de mobilidade corporativa impulsionam melhorias internas dos fluxos, da qualidade e dos resultados dos processos, possibilitando o acompanhamento de indicadores de desempenho individual, departamental e corporativo, gerando informações consistentes que fornecem suporte expressivo para o processo decisório e a definição de estratégias de negócios.

Além disso, dinamizam a gestão de pessoas, tornando o desempenho de suas tarefas mais ágil e racional, favorecendo o aumento da produtividade dos colaboradores. Investir em recursos de mobilidade corporativa é importantíssimo para o sucesso empresarial.

Desenvolva estratégias de marketing e serviços que otimizem os resultados das soluções tecnológicas de mobilidade corporativa, permitam o aproveitamento das oportunidades geradas pela mobilidade social e reduzam os impactos da mobilidade urbana na sua organização. Assim, a sua empresa terá ganhos significativos de produtividade e lucratividade.

Gostou destas informações? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais e contribua para que outras pessoas conheçam essas dicas!