Como a inteligência de dados pode tornar sua empresa mais competitiva?

Como a inteligência de dados pode tornar sua empresa mais competitiva?

Em um mercado altamente competitivo, cada segundo que se poupa em processos já é lucro. Hoje em dia, todas as empresas trabalham com diversos programas de criação e armazenamento de dados, ou, em outras palavras, softwares que executam as mais diferentes tarefas. Quanto maior a empresa, maior a quantidade de programas utilizados para cada um dos vários setores, correto?

Bem, na verdade não é bem assim. É disso que se trata a inteligência de dados, ou seja, a forma como se pode organizar e integrar esses sistemas para ter uma melhor gestão dos dados, uma gestão inteligente.

A palavra de ordem para a produtividade e, por conseguinte, melhor capacidade de competitividade é a integração. Isso é tanto verdade nos recursos humanos quanto na área de tecnologia. E melhor ainda: quando a integração chega a conectar esses 2 setores.

Mas quais são as vantagens que sua empresa pode, efetivamente, usufruir ao implementar uma política de inteligência de dados? A seguir, listamos algumas delas:

Gestão especializada

Uma política de inteligência de dados garante uma melhor comunicação entre as diversas áreas e programas da empresa, o que se traduz em uma gestão integrada e especializada, capaz de ver em uma escala macro todos os processos feitos e a interface entre os dados. Isso facilita nas análises envolvidas, na possibilidade de se encontrar as cadeias falhas e em diagnósticos de gestão que, ao ter uma visão do todo, pode focalizar os problemas e soluções específicos.

Integração das informações

A partir de uma política de inteligência de dados é possível uma integração de todos os dados produzidos pelas diversas áreas de uma empresa sob uma mesma interface de análise. Isso torna a busca pelas informações e cadeias de produção, execução de projetos ou serviços mais verificáveis. A integração de informações é muito relevante para se verificar os indicadores de qualidade da empresa.

Automatização de processos

A inteligência de dados é a integração entre e programas utilizados na empresa e cria novas rotinas possíveis que demandem menos mão de obra, otimizando processos. Isso significa que haverá um caminho natural para a automatização de processos que outrora gastavam tempo, ao serem transferidos de uma área para a outra.

Com a integração propiciada por softwares de inteligência de dados, esses processos são executados automaticamente, pois estão todos dentro da mesma estrutura de programação integrada.

Análise de riscos aprimorada

Com uma organização por inteligência de dados, é possível realizar análises mais precisas e, com isso, aumentar a acuidade das análises de riscos de áreas, produtos e serviços oferecidos. Isso se dá pois é mais fácil seguir as cadeias de produção e saber o custo operacional, verificar as entradas e saídas de mercadorias, estoque ou tempo de execução de projetos.

Aumento da produtividade

A inteligência de dados integra garante uma gestão especializada, integração das informações e a automatização dos processos de trocas de dados entre as áreas. Isso tudo resulta em menor perda de tempo e otimização dos serviços, o que é a base da equação de produtividade.

Por isso, ao utilizar a inteligência de dados como forma de organização e gestão, você está capacitando sua empresa a se tornar mais produtiva e mais competitiva no mercado.

Agora que você já sabe como a inteligência de dados pode tornar seu negócio mais competitivo, diga para a gente: você ainda tem alguma dúvida sobre assunto? Então deixe sua questão em nossos comentários!