Segundo estimativa elaborada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 59,4 milhões de pessoas estão inadimplentes no Brasil. Isso significa que 38% dos brasileiros não estão conseguindo pagar todas as contas com a renda que possuem.
Esses dados geram enorme preocupação para os empresários, pois afetam diretamente a saúde financeira das empresas. Se você deseja saber como garantir as contas nesse contexto, fazer a cobrança de inadimplentes com eficiência e sem perder a confiança dos clientes, continue lendo este post!
Quais as causas da inadimplência?
Muitos fatores podem levar os clientes a serem inadimplentes. Alguns deles são:
-
esquecimento da data de pagamento;
-
falta de organização financeira;
-
instabilidade financeira momentânea;
-
insatisfação com o serviço prestado.
Como realizar a cobrança de inadimplentes com eficiência?
Para evitar o não pagamento, é preciso saber como cobrar dos clientes de forma eficiente, sem que o público passe por qualquer tipo de constrangimento.
Confira algumas dicas de como fazer isso:
1. Tenha dados concretos sobre o cliente
O primeiro passo para realizar um bom atendimento é ter um cadastro completo e atualizado sobre os clientes. Nome, e-mail, telefone, endereço, CPF, RG e histórico de transações, entre outras informações que você julgar necessárias, devem ser registradas.
Assim, você poderá identificar os clientes que geralmente são inadimplentes e os bons pagadores, podendo oferecer atendimento diferenciado para os primeiros e ofertas especiais para os últimos.
Ter um sistema de gestão é uma excelente forma de facilitar esse processo, pois por meio de um ERP é possível lidar com um grande volume de dados de maneira simplificada e atualizada fazendo uso de relatórios completos.
2. Prepare sua equipe
A abordagem dos seus funcionários deve ser sempre impecável, mesmo ao lidar com inadimplentes. Os clientes nunca devem ser constrangidos, pois além de poderem recorrer a órgãos de defesa do consumidor, podem divulgar uma péssima imagem da sua empresa.
Educação e respeito são fundamentais para um bom atendimento. Por isso, é fundamental que você capacite seus funcionários para lidar da melhor forma com os clientes, principalmente na hora da cobrança.
3. Facilite o pagamento
Como vimos, um dos motivos que pode levar um cliente à inadimplência é a falta de organização financeira ou mesmo uma instabilidade momentânea. Então, você pode oferecer opções alternativas de pagamento, além de condições para negociar que estejam alinhadas às demandas do cliente.
Por exemplo: que tal oferecer descontos no pagamento à vista? Assim, você detém o débito regularizado e seu cliente deixa de ter uma dívida.
4. Elabore um contrato com proteções
O contrato de prestação de serviço ou compra de produtos deve estabelecer direitos e deveres dos fornecedores e dos clientes. Ele é fundamental para deixar claros os objetivos e as condições do trabalho.
Seja objetivo ao apresentar ao cliente todas as informações sobre pagamentos, datas de vencimento, juros por atraso, multa e outras possíveis ações que podem ocorrer em caso de inadimplência. Dessa forma, ele poderá se preparar para evitar essa situação.
5. Invista em um pós-venda de qualidade
Outra forma de lidar com os inadimplentes é criar uma equipe de pós-venda para entrar em contato poucos dias antes do vencimento.
Neste momento, os colaboradores podem fazer uma pesquisa de satisfação, questionar se o cliente foi bem atendido, se suas expectativas foram correspondidas e se as condições de pagamento estão adequadas à sua realidade. Desta maneira, além de lembrar a data do pagamento, sua empresa ainda ganha pontos no quesito atendimento.
A inadimplência é um risco muito grande para qualquer empresa. Muitas vezes, os motivos que levam os clientes a serem inadimplentes são desorganização e instabilidade financeira. Então, não deixe de praticar as ações que apresentamos neste post para que você tenha uma cobrança de inadimplentes muito mais eficiente e sem prejuízos.
Se você gostou deste post, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das atualizações: estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube, no LinkedIn e no Google+!