Ciclo de vida do produto na indústria: entenda a importância!

Você já parou para pensar nos impactos ambientais, sociais e econômicos provenientes de um produto? Para entender como isso acontece, precisamos falar um pouco sobre o ciclo de vida do produto na indústria.

Como o próprio nome já diz, estamos falando de um ciclo: todo produto é criado, fabricado, comercializado e descartado. Cada uma dessas fases merece atenção, para que as medidas necessárias e adequadas possam ser tomadas.

Todo produto surge a partir de uma ideia, necessitando da extração de insumos e matérias-primas da natureza para ser produzido. Ele é lançado no mercado e precisa ser descartado (ou reciclado), de forma a poluir o mínimo possível o meio ambiente.

No post de hoje, entenda o ciclo de vida de um produto na indústria e sua importância!

Fase 1: criação

Tudo o que temos hoje no mercado surgiu a partir de análises e ideias de inovação. E produtos novos não param de aparecer a todo momento. A tecnologia, por exemplo, facilita a vida do homem, mas usufruir dela gera a necessidade de itens que antes desconhecíamos.

Mas e quando precisamos usar produtos fabricados por outras empresas? Isso acontece com a maior parte das prestadoras de serviços. É necessário pesquisar de onde estamos adquirindo os itens empregados em nossos processos.

Fase 2: produção

Após aprovado o projeto, chega a hora de finalmente dar início à produção do novo item. Mas como será a obtenção da matéria-prima? É aí que devemos buscar alternativas que não agridem o meio ambiente.

Se o produto leva madeira em sua composição, por exemplo, existe um plano de reflorestamento? Lembre-se sempre de que, uma fonte de onde só tiramos e não repomos, tem tudo para se esgotar em um futuro próximo.

Adquirir itens para prestação de serviços que têm essa premissa ajuda a formar uma cadeia de consumo consciente.

Fase 3: entrega ao consumidor

Todo produto, após a etapa de produção, é colocado ao alcance do consumidor. Quando falamos em empresas prestadoras de serviços, os produtos empregados em seus processos podem ser considerados matérias-primas. E o resultado é o trabalho entregue ao cliente.

Se os fornecedores dessas matérias-primas não forem adeptos ao consumo consciente, como levaremos adiante essa ideia? Portanto, outro fator importante é o combate aos desperdícios.

Fase 4: descarte

Essa é uma das fases mais importantes do ciclo de vida do produto: quando ele chega ao fim de sua vida útil. Na prestação de serviços, os insumos empregados têm suas embalagens e resíduos descartados.

Mas será que esse descarte está sendo feito em locais apropriados? Os materiais passíveis de reciclagem são realmente destinados ao processo?

Por que analisar o ciclo de vida do produto?

A análise do ciclo de vida de um produto surgiu na década de 60, mas foi somente no ano 2000 que as normas se consolidaram e, hoje em dia, existe até norma ISO para respaldar a prática.

É a partir desse estudo que muitas empresas conseguem reduzir seu impacto ambiental, lançando no mercado produtos mais sustentáveis e recicláveis. Nele, cada ação durante o ciclo do produto é levada em conta, pois certamente vai causar algum tipo de impacto.

Caso alguma irregularidade seja observada, é preciso corrigi-la o mais rápido possível. Se a intenção é otimizar as possibilidades de reciclagem e preservação do meio ambiente, medidas devem ser tomadas assim que incorreções são identificadas.

Entendeu como funciona o ciclo de vida do produto? Leia também este artigo sobre a reciclagem!