Carteira de recebíveis: veja quando recorrer à antecipação de recebíveis?

Carteira de recebíveis: veja quando recorrer à antecipação de recebíveis?

Realizar a antecipação de recebíveis é algo comum dentro das empresas e também uma ótima forma de capitalizar a organização para alguma demanda urgente, porém, utilizar a carteira de recebíveis deve ser algo muito bem planejado.

Antecipar um recebível é adiantar um determinado valor que só estaria disponível para a empresa no futuro, ou seja, ter acesso ao dinheiro antes mesmo que o cliente quite suas obrigações.

Essa é uma maneira rápida e simples de buscar recursos quando necessário a curto prazo, para cumprir com demandas mais urgentes do negócio e pode trazer várias vantagens. Esse é o tema de nosso post de hoje!

Como funciona a antecipação de recebíveis

O funcionamento desse recurso é bem simples e pode ser realizado com o auxílio de uma instituição financeira que forneça esse serviço.

Imagine a seguinte situação, uma empresa de sapatos realizou uma grande entrega para uma loja, mas a venda foi feita a prazo, em 8 vezes. Nesse caso, o valor total da venda será integral apenas ao final desse prazo.

Durante esse tempo, a empresa pode ficar com um capital de giro menor, prejudicando suas ações como compra de matéria-prima, pagamento de despesas e outras atividades diárias. Nesse caso, a antecipação de recebíveis poderia garantir a continuidade dos negócios.

Quais as vantagens da gestão da carteira de recebíveis

São várias as vantagens de se recorrer a antecipação dos recebíveis. Por isso, vamos tratar detalhadamente cada uma para que você possa entender completamente.

Baixo risco

Ao gerir corretamente sua carteira de recebíveis, é possível identificar quais os clientes que não terão problemas em quitar seus compromissos e com isso, antecipar esses valores traz poucos riscos para seu negócio.

Agilização das operações

A sua empresa não tem de parar para esperar juntar um montante determinado para um investimento, por exemplo, por conta dos valores estarem comprometidos em prazos, pode-se agilizar as operações.

Maior quantidade de dinheiro em caixa

Ao antecipar os recebíveis, sua empresa nunca fica sem dinheiro em caixa, garantindo assim que, caso qualquer emergência surja, você esteja preparado para evitar problemas.

Menores custos

A antecipação não é um empréstimo, é considerada uma outra linha de crédito e ainda é muito desconhecida pela maior parte dos gestores. Por se tratar de um adiantamento de um direito da empresa, ela conta com taxas muito mais baixas.

Garantia de pagamento de despesas em dia

Ao antecipar os recebíveis, você pode garantir o pagamento de todos os compromissos da empresa em dia e evitar juros e correções de suas dívidas.

Inexistência de dívida

Sendo um outro tipo de linha de crédito, a antecipação de recebíveis não é reconhecida como uma dívida, afinal, a empresa está apenas adiantando um direito dela.

Como se preparar para utilizar esse recurso

Universidade Mega conta com um curso especial voltado para o uso de sua plataforma e gestão da carteira de recebíveis, demonstrando como utilizar esse recurso tão interessante.

O curso é voltado para colaboradores do setor financeiro que utilizam o sistema da Mega, mas também pode ser interessante para quem busca entender mais sobre o assunto e quer conhecer uma ferramenta de gestão completa.

Realizar a antecipação de recebíveis é uma ótima forma de manter as contas em dia e um capital de giro consistente para as atividades diárias da empresa. Aprender a realizar a gestão da carteira de recebíveis pode ser um diferencial para a sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Deseja entender com maior profundidade? Então não deixe de acessar o curso na Universidade Mega e entender mais sobre o assunto!