Big Data no agronegócio: como usá-lo para aumentar os lucros da colheita?

Se você chegou até este artigo enquanto procurava por informações sobre o uso de Big Data no agronegócio, é provável que já entenda a importância de trazer tecnologia e inovação para os processos operacionais deste mercado, que se mostra a cada dia mais competitivo.

A alta capacidade de fazer análises preditivas e projetar cenários futuros com uma grande precisão estão entre os motivos que têm trazido a transformação digital também para o setor do agronegócio.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda como o Big Data no agronegócio pode ajudar a aumentar os lucros da colheita. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é o Big Data?

Big Data é um conjunto de tecnologias para captar grandes volumes de dados, analisá-los e interpretá-los em tempo real. As fontes para esses dados podem ser internas ou externas, como análises de mercado, redes sociais, cadastros de clientes, processos operacionais, dispositivos eletrônicos ou até mesmo pesquisas realizadas no ambiente offline.

A partir disso, o processamento e a geração de estatísticas ficam a cargo dessas tecnologias, que permitem que padrões sejam identificados rapidamente e que projeções possam ser realizadas com muito mais previsão. Por consequência, é possível se preparar para mudanças no mercado antecipadamente e criar rotinas mais produtivas.

Quais são as formas de utilizá-lo no agronegócio?

Existem inúmeras formas de utilizar o Big Data em sua capacidade analítica no agronegócio. Veja a seguir uma lista com os principais usos dessa tecnologia na lavoura:

Como o Big Data pode otimizar os lucros da lavoura?

Entre as tecnologias de análise de dados mais aplicadas no campo, a análise de dados meteorológicos está entre as principais. Com a interpretação correta desse tipo de informação, é possível fazer previsões muito mais assertivas. Dessa forma, o agricultor pode gerenciar outras atividades importantes, tais como:

- semeadura;

- irrigação;

- colheita;

- aplicação de defensivos agrícolas.

Outra aplicabilidade interessante do Big Data no agronegócio são as tecnologias da agricultura digital, isto é, soluções que garantem que as dosagens corretas de fertilizantes sejam aplicadas, reduzindo perdas e custos.

Por fim, outro uso interessante do Big Data é o cruzamento de dados de produtividade com as informações a respeito do manejo adotado em cada setor, por exemplo, na análise de solo, na adubação, na precipitação, na deficiência de nutrientes e nas aplicações.

Como você pôde conferir neste conteúdo, o Big Data no agronegócio não é uma simples tendência em ascensão, mas uma realidade presente neste mercado altamente competitivo. A cada dia, a tecnologia mostra a sua capacidade de impulsionar os resultados. Aderir à transformação digital é a melhor maneira de tornar a sua empresa mais competitiva no cenário moderno.

Quer saber como a Senior Mega pode contribuir com o crescimento da sua empresa? Então entre em contato com a gente para conhecer as melhores soluções tecnológicas para o setor do agronegócio!