Aumente a qualidade das informações entre os setores da empresa

Aumente a qualidade das informações entre os setores da empresa

A informação é um dos bens mais valiosos que a empresa possui, já que é com auxílio dela que serão tomadas decisões importantes para o sucesso no mercado.

Entretanto, informações de baixa qualidade podem prejudicar todo o processo de tomada de decisões — e por isso é preciso pensar em como aumentar a qualidade desses dados e a integração entre os setores da empresa.

Para resolver essa questão existe o Enterprise Resource Planning (ERP ou Planejamento de Recursos da Empresa, em português). Leia o post de hoje e descubra como o ERP aumenta a qualidade das informações e a produtividade!

 

Facilita o acesso às informações

Quando ocorre o aumento de qualidade das informações entre os diferentes setores da empresa com o uso de ERP, o acesso às informações é facilitado, já que todos os dados são mantidos juntos e de maneira integrada. O processo de decisão é, portanto, melhorado, já que o gestor possui maior capacidade de identificar oportunidades e problemas de maneira mais ampla.

 

Diminui os ruídos de comunicação

Utilizar um sistema ERP também garante uma redução dos ruídos de comunicação, ou seja, de informações incompletas, conflitantes ou mesmo erradas. Como as informações são adquiridas e analisadas de uma maneira integrada, sua qualidade é elevada. Isso tem influência, inclusive, na comunicação interna da empresa.

 

Aumenta o entendimento das informações compartilhadas

Como um sistema ERP também utiliza métricas de controle específicas, o entendimento sobre as informações acontece de maneira mais facilitada. Ocorrendo de maneira integrada, o gestor também pode encontrar uma lógica na análise dos diferentes elos da cadeia produtiva e identificar o motivo para determinado resultado das informações avaliadas.

 

Garante relatórios mais eficientes

Informações centralizadas e integradas significam relatórios mais eficientes e mais produtivos, já que é possível reduzir a quantidade de conferências necessárias ou de múltiplas planilhas, por exemplo. Além disso, também garante uma gestão mais segura, indicadores assertivos e melhores resultados.

 

Eleva a produtividade

Com mais informações de qualidade à disposição e com uma integração completa entre essas informações, a produtividade da empresa é naturalmente aumentada com o uso de um ERP. Isso significa que não apenas é possível fazer um gerenciamento mais eficiente, como também elimina a necessidade de retrabalhos. De modo geral, a empresa passa a acertar logo na primeira vez e com isso pode investir os seus recursos em melhorias diversas.

 

Aumenta a competitividade

Utilizar um sistema de ERP e aumentar a qualidade de informações entre setores não traz apenas benefícios internos. Ele também é capaz de aumentar a competitividade. Como a empresa produz itens melhores e se torna mais produtiva, automaticamente ela passa a ser mais competitiva, podendo se estabelecer em uma posição de destaque no mercado.

 

O ERP é uma forma de conseguir o aumento da qualidade das informações, que se tornam mais acessíveis, integradas e completas. Os reflexos surgem diretamente na produção da empresa, que se torna mais eficiente e mais competitiva.

 

Quais são suas outras dúvidas sobre o uso de ERP e aumento de qualidade de informações?

Conte para nós! Deixe um comentário.