Auditoria de qualidade: saiba como fazer na construção civil

A grande concorrência do mundo corporativo atual está obrigando as empresas a se desenvolverem cada vez mais, buscando constantemente a inovação e a qualidade em seus serviços. Obviamente, no setor da construção civil não é diferente.

Após o grande boom desse mercado nos últimos anos, o nível de exigência e cobrança dos clientes se elevou, demandando uma atenção especial das construtoras para a qualidade de seus produtos e serviços.

Porém, ainda encontramos um elevado índice de não conformidade nas auditorias de projetos e obras. Esse fato nos leva a concluir que o sistema de gestão da qualidade das empresas não está bem implementado e/ou não está operando corretamente.

Leia este post e saiba como fazer uma auditoria de qualidade na construção civil, garantindo, assim, que o produto final seja de alto nível.

O que é auditoria de qualidade

A auditoria de qualidade é um processo no qual todas as atividades ligadas à produção passam por uma avaliação realizada por indivíduos alheios a essas atividades. Ela tem o intuito de verificar a eficiência do sistema, por meio de análises e identificação de não-conformidades, servindo como uma ferramenta de aperfeiçoamento e melhoria.

Esse instrumento gerencial pode ter vários objetivos, entre eles podemos listar:

  • determinar a conformidade ou não das atividades;

  • determinar a eficiência do sistema em atingir seus objetivos;

  • identificar pontos com potencial para melhoria;

  • atender requisitos regulamentares;

  • certificar a qualidade de todo o sistema.

Na construção civil, o último ponto tem uma grande valia, uma vez que boa parte das certificações de qualidade exigem que a empresa passe por uma auditoria para analisar seus processos internos. A obtenção de certificações passam aos clientes que a empresa busca a melhoria contínua e que seus produtos finais são confiáveis.

Classificação das auditorias de qualidade

  1. Auditoria de 1ª parte: é realizada internamente, por profissionais que trabalham na organização, coletando dados para uso pela gestão, visando a melhoria dos processos.

  2. Auditoria de 2ª parte: é utilizada por uma empresa no momento de fechar uma parceria com outra empresa como, conhecer melhor sobre um fornecedor de materiais.

  3. Auditoria de 3ª parte: realizada por uma empresa especializada de auditoria e alheia aos processos da companhia auditada, com objetivo de obter certificações e prêmios de qualidade.

Certificação ISO 9001

A certificação ISO 9001, maior referência de qualidade no mercado, certifica empresas, na construção civil, que garantam a conformidade de todo o processo produtivo, do projeto à entrega do produto final.

Essa norma funciona como um sistema de gestão da qualidade, visando a melhoria contínua de todas as atividades, de modo a aprimorar o desempenho da empresa, contribuindo para o seu desenvolvimento. É focada em 8 requisitos:

  • liderança;

  • foco no cliente;

  • abordagem dos processos;

  • envolvimento das pessoas;

  • melhoria contínua;

  • abordagem sistêmica;

  • relacionamento com fornecedores;

  • decisões baseadas em fatos;

De acordo com a norma, ao atender todos os requisitos acima, a empresa garantirá aos seus clientes a qualidade de seus serviços prestados e produtos entregues.

Benefícios da aplicação da ISO 9001

Ao implantar essa norma de qualidade na construção civil, podemos esperar uma série de melhorias em problemas clássicos dos canteiros de obras.

Entre essas falhas estão a falta de comunicação entre os trabalhadores e a gerência, o alto índice de desperdício de materiais, a falta de segurança dos colaboradores, o retrabalho ocasionado pela não padronização de alguns processos, entre outras falhas que poderão ser corrigidas para alcançar o máximo de produtividade e qualidade.

Como fazer uma auditoria de qualidade

Existem diversos frameworks de qualidade que permitem realizar uma auditoria completa nos processos e atividades de uma empresa. A própria aplicação da ISO 9001 implementa um sistema de gestão de qualidade.

Vamos listar algumas questões que devem ser consideradas para alcançar um nível de excelência e que são utilizados por um auditor de qualidade.

Nível de capacitação dos profissionais

Para garantir qualidade em todos os processos de sua obra é fundamental contar com profissionais qualificados e experientes para executar as atividades. Se um profissional é responsável por realizar uma determinada atividade, mas não sabe fazê-la corretamente, a sua atuação gerará retrabalhos, baixa produtividade e gastos extras.

Para solucionar esse tipo de problema, a construtora deve oferecer treinamento para os colaboradores, incluindo os terceirizados. Torna-se desnecessário esperar por uma auditoria externa para prover conhecimento aos funcionários. Ademais, os profissionais se sentirão valorizados e vestirão a camisa da empresa ainda mais.

Inspeção de materiais e serviços

Outro quesito que deve ser verificado por uma auditoria de qualidade são os materiais e os serviços efetuados. Esse tipo de procedimento é preconizado pela NBR ISO 9001:2000 e deve ser executado em todas as atividades de uma obra.

A não inspeção e a falta de monitoramento dos materiais e serviços podem ocasionar em produtos de pouca durabilidade ou resistência, o que impactará no tempo de vida útil de uma edificação.

Além disso, a baixa qualidade faz com que os produtos não oferecem a segurança necessária aos profissionais e aos futuros usuários do imóvel.

Critérios para contratação de fornecedores

Os fornecedores também devem passar por uma auditoria de qualidade. Seus produtos/serviços devem ser inspecionados, garantindo que você tenha sempre o que há de melhor em sua obra — afinal, a qualidade do seu serviço está diretamente ligada à qualidade dos seus fornecedores.

Portanto, é imprescindível que você estabeleça alguns critérios para a contratação de fornecedores. O procedimento mais usual para garantir a qualidade está no processo de orçamento, utilizando-se de, pelo menos, três fornecedores.

Para escolhê-los deve-se verificar a qualidade de serviços anteriores, a capacidade e o tempo de entrega dos produtos/serviços. É recomendado, também, buscar referências em outras empresas, que já contrataram esses fornecedores, tendo, assim, a certeza de que são de qualidade.

Ações preventivas

Obras bem planejadas e executadas dão a possibilidade de antever possíveis problemas e, consequentemente, potenciais não conformidades. Para erradicá-las, é preciso identificar as possíveis causas, avaliá-las e decidir o que deve ser feito para a sua prevenção.

Uma boa análise de riscos dará aos profissionais a oportunidade de executar essas ações antes do início das obras. Dessa forma, as irregularidades serão mais facilmente controladas e ajustadas, bem como todo o desenvolvimento das atividades.

Como atingir o sucesso na auditoria

Uma auditoria de qualidade é aquela que consegue prever todas as não conformidades de um projeto, permitindo que a equipe possa realizar ações corretivas para eliminá-las, garantido que o projeto seja entregue dentro dos conformes e, quem sabe, superando a expectativa de todos.

Já existem empresas no mercado de softwares com soluções na área da construção civil. Trata-se de umERP que oferece indicadores de performance que transformam dados em decisões certas, potencializando o sucesso de sua obra.

A empresa fornece módulos que permitem o acompanhamento de cada etapa de seu empreendimento com a máxima precisão, facilitando todo o trabalho de auditoria de qualidade.

Realizar auditorias de qualidade nas obras de sua construtora pode ser um diferencial de sucesso. Além de garantir que todos os clientes se sintam extremamente satisfeitos, a auditoria fará com que você fortaleça ainda mais sua marca no mercado. Utilize as tecnologias disponíveis para otimizar todo esse processo!

Como visto, uma das vantagens da gestão de qualidade é minimizar ao máximo as perdas de material. Se você e sua empresa sofrem com esse tipo de situação leia o artigo que preparamos sobre como reduzir o desperdício no canteiro de obras! Baixe agora, gratuitamente, o nosso e-book!