Agricultura sustentável: a importância da sustentabilidade no campo

Durante muitos anos, a ideia de que o meio ambiente e o desenvolvimento não poderiam caminhar juntos foi muito difundida. Em alguns casos, essa questão não era nem mesmo discutida, pois a preocupação com a preservação da natureza sequer passava pela cabeça das pessoas. No entanto, essa noção já permeia todos os tipos de negócios, chegando ao campo por meio do conceito de agricultura sustentável.

Você conhece esse termo? Sabe quais são seus benefícios e já promoveu mudanças em sua produção para alcançar a sustentabilidade em seu negócio? Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o conceito e mostrar como a tecnologia pode ser uma boa aliada nesse processo. Confira!

O que é agricultura sustentável?

Trata-se, basicamente, da união entre as boas práticas de sustentabilidade (bom uso dos recursos) com as do agronegócio, permitindo que o meio ambiente seja respeitado, ao mesmo tempo em que a sua atividade econômica siga podendo se desenvolver de forma viável e promissora. A agricultura sustentável busca o equilíbrio entre a natureza e a produção, utilizando soluções inteligentes para isso.

Entre as práticas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo, estão a redução do uso de pesticidas, fertilizantes e adubos químicos, ou a troca deles por soluções mais naturais, uso econômico da água, adotando a reutilização, por exemplo, busca por fontes limpas de energia etc.

Os benefícios vão desde a proteção ao meio ambiente e, até mesmo, à sua cadeia de produção, até economia e aumento do valor do produto. Dependendo das práticas utilizadas, você conseguirá melhorar a qualidade do solo, diversificar a lavoura e a biodiversidade no local.

Quais os impactos da tecnologia na agricultura sustentável?

A tecnologia pode ajudar e melhorar ainda mais a sustentabilidade no campo. Existem inovações que podem interferir nos resultados esperados tanto no médio quanto no longo prazo, desde que comecem já a ser absorvidas no dia a dia do seu negócio. Promover a agricultura inteligente passa pelo uso da Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial, revolucionando a produtividade e o faturamento no agronegócio.

Entre as soluções que podemos citar está a chamada agricultura de precisão, que permite o monitoramento da qualidade do solo, do uso da água na irrigação, entre outras ações, em tempo real, por meio do uso de GPS, drones e sensores. Os softwares de gestão rural também atuam na melhoria e no controle do trabalho na sua propriedade.

Assim, os resultados são otimizados, pois o produtor poderá tomar as melhores decisões com relação ao tempo certo para plantio ou colheita, por exemplo.

Há, ainda, soluções que envolvem:

  • recuperação de áreas degradadas para pastagem;
  • uso renovável e fontes de energia limpa (biomassa, etanol, biodiesel etc.) no agronegócio;
  • manejo adequado de florestas e de biodiversidade;
  • sistemas que integram a floresta à lavoura e à pecuária;
  • reciclagem de resíduos sólidos;
  • destinação correta de efluentes, entre outras.

A agricultura sustentável é um caminho sem volta no Brasil, consolidado entre os maiores produtores de alimentos em todo o mundo. O uso da tecnologia é uma das formas mais econômicas e viáveis para ajudar a preservação do meio ambiente no campo e promover a inteligência no agronegócio, melhorando a economia e promovendo as boas práticas no segmento.

O que achou deste artigo? Quer aprofundar mais sobre o agronegócio? Leia nosso post que mostra 6 dicas para administrar uma propriedade rural.