Agile process: o que podemos aprender com as novas startups?

Manter a empresa atuando de forma mais rápida e sem perder a qualidade na entrega final para os clientes é um desejo da maioria dos gestores que desejam ver a sua organização crescendo. Nas startups, a adoção de metodologias para alcançar esses resultados é muito comum e vem dando tão certo, que grandes negócios no mercado também já estão em busca de conhecer mais sobre o que são esses conceitos e como aplicá-los.

Neste post, explicamos para você o que é o agile process e como fazer para maximizar os potenciais do seu setor, melhorar a gestão e as vendas na sua empresa. Continue a leitura!

O que é agile process?

O conceito de processos ágeis surgiu na indústria de softwares, em que cada vez mais era preciso desenvolver novas soluções rapidamente para atender a todas as demandas que estavam surgindo. Um grupo de profissionais da área se reuniu e construiu o Manifesto Ágil, que tem como base os seguintes valores:

Baseados nesse manifesto, surgiram alguns métodos que tem como ponto central a iteração, ou seja, a repetição. Ter um processo ágil significa conseguir realizar uma atividade repetitivamente e, com muita rapidez, sendo que a cada nova tentativa, o resultado se torna ainda melhor e mais eficiente.

Uma dos mais conhecidos métodos ágeis é o Scrum, criado em 1993 por dois dos fundadores do Manifesto Ágil. Esse conceito é muito utilizado para organizar os processos mais complexos das empresas em ciclos e em equipes, também conhecidos como Sprints, para que eles sejam executados por etapas e consiga, que ao final, o resultado seja entregue do modo mais aprimorado possível.

Como implementar uma metodologia ágil?

Com tantos desafios e novidades surgindo diariamente no mercado, é preciso que a sua empresa consiga entregar resultados de forma mais rápida, mas mantendo sempre a qualidade. Para isso, você pode contar com as novas tecnologias, que automatizam processos e ganham mais tempo para focar nas áreas mais importantes para a sua estratégia.

Nas startups, há um alto investimento em inovação para encontrar os métodos ideais para serem aplicados na empresa. Além disso, procura-se engajar e capacitar todos os funcionários para conseguirem conduzir, sem prejuízos, todo o processo definido por cada um dos métodos ágeis que já foram desenvolvidos.

É importante destacar que não é necessário que toda a empresa use o mesmo método: cada uma das suas equipes pode ver qual melhor se adapta à realidade do setor e começar a aplicá-la no dia a dia. Os resultados só virão se você tentar fazer a implementação e, por isso, é muito importante assumir riscos.

No momento, se o que a sua empresa mais precisa é de ferramentas eficazes para ajudar a otimizar resultados, crescer com mais rapidez e resolver problemas complexos, vale a pena estudar mais sobre o agile process e os demais benefícios que a essa metodologia pode trazer para o seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e baixe também o nosso e-book completo sobre gestão de mão de obras e insumos!