Aço verde: o que é e vantagens de usá-lo

No mundo globalizado e altamente competitivo as indústrias precisam dedicar esforços para aprimorar tanto os seus métodos produtivos como os seus bens e serviços finais, se quiserem se manter competitivas e sobreviverem. Apostar em tecnologias e abordagens mais sustentáveis impulsionam o surgimento de produtos inovadores capazes de revolucionar seus mercados. O aço verde é um exemplo desse processo em funcionamento.

A busca por inovação é essencial para encontrar meios de diferenciação, ampliar a percepção de valor do negócio e construir vantagem competitiva. Soluções renováveis e ambientalmente corretas são o pano de fundo que inspiraram o desenvolvimento do aço verde, uma iniciativa brasileira que fomenta o combate a emissões de carbono.

Mas, o que é de fato o aço verde? Como é produzido? Quais as vantagens de usá-lo? O objetivo deste artigo é responder a todas a essas perguntas de maneira muito simples. Acompanhe!

O que é o aço verde?

Conhecido pela sigla AVB — Aço Verde do Brasil, trata-se de um material que tem como diferencial um modo de produção sustentável. Isso significa que o aço não é proveniente de fontes poluentes e não renováveis como os combustíveis fósseis, mas sim pelo carvão vegetal.

O desenvolvimento do AVB buscava criar um método de produção de aço baseado em energia renovável — o que levou aproximadamente 7 anos até o seu lançamento em 2015 — e teve como resultado o uso do carvão vegetal, originado das florestas de eucalipto. A grande vantagem deste novo sistema é que as florestas são reflorestadas, gerando um ciclo sustentável de produção que preserva a biodiversidade.

Quais as vantagens de usá-lo?

Agora que sabemos o que é o aço verde e como ele é obtido, vamos conhecer mais sobre as principais vantagens que essa nova tecnologia de produção proporciona para o meio ambiente, a sociedade, para a  sustentabilidade industrial e até para economia do país. Confira!

Redução na emissão de gases de efeito estufa

A preservação da biodiversidade natural, o combate às mudanças climáticas e a redução da emissão dos GEE (gases causadores do efeito estufa) são algumas das principais vantagens do uso do aço verde.

Seu extremo oposto, a produção de aço por meio do carvão mineral, é um poluente maléfico a natureza e também a saúde humana pois é um dos agentes causadores do aquecimento global, um fenômeno capaz de produzir alterações na temperatura dos oceanos e provocar incidentes climáticos cada vez mais intensos e destruidores.

Posicionamento sustentável

Cada vez mais os consumidores de produtos e serviços dos mais diferentes mercados estão se atentado ao impacto ambiental que o seu comportamento de compra causa.

Nesse cenário, empresas associados ao respeito ao meio ambiente e sustentabilidade, além de cumprirem o seu papel também ganham credibilidade junto ao público que de forma crescente valorizam ações semelhantes. Em outras palavras, adotar um posicionamento sustentável por meio do uso do aço verde pode também ser um bom negócio e uma excelente estratégia de branding.

Impacto econômico e redução de custos

A produção de aço verde sustentável produz impactos positivos a economia brasileira. O processo produtivo movimenta uma cadeia de geração de empregos que proporciona renda e ajuda com o seu exemplo a criar uma consciência ambiental. Devido a esse modelo as empresas produtoras de aço também obtiveram a redução de custos e desperdícios com a utilização de carvão mineral.

Até aqui podemos observar que os resultados dessa inovação serão marcantes para esta e para as próximas gerações. O mercado da siderurgia respira novos ares de sustentabilidade graças ao investimento em pesquisa e ao suporte a projetos inovadores. A qualidade dos insumos presentes em cada etapa da produção conferem ao aço verde brasileiro, oriundo do carvão vegetal, um papel de destaque exemplar no cenário internacional.

Então o que achou do artigo? Agora que você já sabe o que é o aço verde e as vantagens que essa inovação representa para a preservação do meio ambiente e para as empresas, compartilhe as suas impressões. Ainda tem alguma dúvida? Gostaria de se aprofundar mais no assunto? Comente logo abaixo, será ótimo saber a sua opinião.