O setor de construção civil foi um dos que mais gerou empregos nesses últimos anos, mas também disparou em quantidade de acidentes, segundo uma pesquisa da Previdência Social: de 2013 até 2015, foram computados mais de 700.000 acidentes no canteiro de obras, envolvendo lesões, incapacidades permanentes e óbitos.
Devido a esses indicadores, muitas empresas têm buscado desenvolver estratégias para melhorar a proteção de seus funcionários, mas ainda há muita incerteza sobre o que pode ser feito.
Você sabe o que fazer para melhorar a gestão no seu campo de obra e torná-lo seguro? Hoje vamos orientá-lo sobre as melhores práticas. Acompanhe!
Monitore o uso adequado dos EPIs
Os EPIs — Equipamentos de Proteção Individual — são essenciais para qualquer gestor preocupado em evitar acidentes e cumprir as obrigações legais na justiça.
A empresa é obrigada a fornecer essas ferramentas de trabalho, além de orientar e monitorar o uso pelos funcionários. Dessa forma, você manterá sua equipe protegida dos perigos do dia a dia do canteiro de obras, garantindo a integridade de todos.
Lembre-se: o mero fornecimento dos EPIs não basta, é essencial que haja a fiscalização se eles estão sendo realmente utilizados.
Cumpra as normas de segurança
O alto índice de acidentes fez com que o Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciasse um projeto de combate às irregularidades trabalhistas na indústria na construção civil, promovendo vistorias e campanhas de conscientização.
Isso mostra que grande parte dos problemas no canteiro de obras é oriundo da falta de atenção dos empreendedores com as leis atuais.
Portanto, mantenha-se atento à legislação trabalhista, cumpra as obrigações legais e ofereça mais do que as regulamentações atuais pedem no seu trabalho. Isso garante um nível de proteção a mais para sua equipe trabalhar com segurança.
Realiza manutenções preventivas
Um dos erros mais comuns entre empresas é fazer apenas a manutenção corretiva — aquela que ocorre depois de um problema mais sério acontecer. O ideal para diminuir os acidentes no canteiro de obras é, além da corretiva, fazer manutenções preventivas.
Essa prática consiste em fazer o monitoramento e promover a troca de ferramentas de trabalho que estejam desgastadas — e que possam causar algum dano futuro. O ideal é estar sempre atento ao maquinário e EPIs antigos, para efetuar as trocas assim que necessárias.
Use a tecnologia como aliada
A tecnologia faz parte do dia a dia de todas as pessoas, então por que não usá-la como aliada para reduzir acidentes no canteiro de obras?
Atualmente, o trabalho civil conta com muitas soluções práticas para a execução de certas atividades. Por isso, procure formas de dar mais praticidade para tarefas, adotando máquinas modernas e que exijam menos dos seus funcionários.
Dessa maneira, você pode reduzir os impactos musculares — que podem causar desde LER até incapacidades permanentes —, enquanto otimiza o fluxo de serviço, aumentando a produtividade da empresa.
Conte com a devida a sinalização
O ramo civil ainda encontra problemas básicos, como a falta de sinalização dentro de um empreendimento em construção. Invista em formas de sinalizar atividades de alto perigo, lugares em que deve haver uma atenção maior e até que tipo de EPI é necessário em cada ambiente de trabalho.
Essa é uma maneira que ajuda na fiscalização do uso efetivo de equipamentos de proteção, que serve também para conscientizar a equipe do nível de cuidado que deve haver durante as diferentes fases do projeto.
E então, leitor? Aprendeu algumas maneiras de evitar acidentes no canteiro de obras? Tem amigos que também trabalham nesse ramo e precisam ser conscientizados? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e divida essas informações com eles!