A importância do planejamento estratégico na construção civil

O planejamento estratégico na construção civil é de extrema importância, pois documenta as metas que sua empresa pretende atingir e fornece um roteiro para saber como chegar lá.

Além disso, a partir do planejamento estratégico é possível definir quanto dinheiro é empregado, qual seu retorno, como anda a concorrência, seu fluxo produtivo e se está cumprindo com seus cronogramas.

Visto que vivemos em um momento de recessão econômica, os fatores citados mostram a necessidade de um bom planejamento estratégico. Os materiais de construção, atualmente, estão pesando bastante o valor final de uma obra e toda economia é bem-vinda.

Traçando metas bem delineadas, sua construtora terá menos gastos e perceberá o aumento da margem de lucros. Mas como construir um bom planejamento? Veja a seguir:

Trace seus objetivos

Se sua empresa precisa fechar mais negócios, seu objetivo é marketing. Caso não conste uma indicação da missão no planejamento de sua empresa, então seu objetivo é operacional. No entanto, se seus problemas são para atingir uma rentabilidade consistente, então o seu foco deve ser melhorar seu preço, contrato de trabalho ou financiamento de crédito.

A melhor maneira de identificar um objetivo é fazer uma lista dos problemas enfrentados por sua construtora e colocá-los em ordem de prioridade.

Avalie a situação atual

Neste passo, você deve analisar os resultados do ano passado e determinar quais dos seus produtos, mercado, divisões ou segmentos de negócios contribuíram com a maior parte do rendimento. É importante avaliar as áreas em que sua empresa se destacou e áreas onde ficou aquém de alcançar os resultados esperados.

Por exemplo, você pode não ter alcançado o nível de desempenho desejado no quesito de completar projetos dentro do cronograma. Estes atrasos na construção podem afetar negativamente a sua disponibilidade para aceitar novos projetos e, por conseguinte, seus lucros. Além do mais, essa análise o ajudará a traçar os objetivos a serem alcançados no futuro.

Faça uma análise SWOT

Uma ferramenta muito utilizada para avaliar a situação de sua empresa e estabelecer um planejamento estratégico, seja em qual for o ramo, é a análise SWOT (sigla em inglês para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades, e Ameaças). Ela baseia-se em uma observação de sua meta em termos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças associadas aos objetivos e situação atual dos negócios de sua empresa.

Esta análise é, muitas vezes, mais produtiva se feita em grupo, por isso, considere convidar seus funcionários-chave, fornecedores ou melhores clientes para participar. Você pode descobrir que um de seus pontos fracos é algo simples de ser resolvido, como contratar alguém para atender ao telefone enquanto você estiver em uma obra, por exemplo. Ou, talvez, você tenha perdido uma oportunidade de mercado para concorrentes.

Se sua análise SWOT transforma-se em muitos objetivos, pegue cada um deles e aplique-a novamente para chegar aos objetivos de maior prioridade.

Planejamento Estratégico na Construção Civil: coloque no papel

Registrar o planejamento estratégico pode ser a parte mais difícil do processo. No entanto, assim ele pode funcionar como roteiro para colocar todas as boas ideias em ação. Comece declarando a missão de sua construtora e, em seguida, faça uma descrição detalhada de seu objetivo. Liste os resultados de sua análise SWOT para esse objetivo e seus planos para otimizar os aspectos positivos e reduzir ou controlar os negativos. Além disso, inclua um cronograma de atividades.

Manter arquivados todos os planejamentos estratégicos na construção civil é uma maneira de saber se sua construtora está progredindo ou não. Assim, você identificará mais facilmente onde e quando exatamente deverá intervir, caso seja necessário.

Como anda sua empresa? Está realizando um planejamento estratégico na construção civil? Receba nosso conteúdo periodicamente para que possamos lhe enviar dicas de como gerir sua empresa da melhor maneira possível!