A importância da governança de dados para uma gestão inteligente

A importância da governança de dados para uma gestão inteligente

O mundo empresarial tem passado por uma era de transformações onde a tecnologia é o ponto central e fator decisivo para o sucesso dos negócios. Nesse novo cenário, entretanto, é preciso fazer mais do que apenas armazenar informação. É aí que entra a governança de dados.

Esse conceito abrange a gestão e análise de dados digitais da maneira correta, visando garantir a segurança, utilidade e otimização das rotinas. Quer saber mais sobre a importância dessa prática? Então venha conosco e confira!

O que é a governança de dados?

Uma política de governança de dados é, sucintamente, um conjunto de estratégias criadas para melhorar a gestão das informações que uma empresa armazena — sejam elas internas, de fornecedores ou clientes.

É uma prática que ajuda o negócio a tornar esses registros mais úteis, além de melhorar aspectos como a classificação, segurança e armazenamento, tornando-os mais confiáveis e relevantes.

Realizar esse processo permite ir além da segurança digital. Uma boa governança de dados pode levar a empresa a explorar diferentes mercados e públicos de forma competitiva, seja por meio da exploração de meios de armazenamento mais eficientes ou até mesmo com novos processos de análise.

Como a governança de dados é útil?

Contar com uma boa política de governança de dados permite que a empresa desfrute de uma série de benefícios que a tornarão ainda mais eficiente em suas rotinas. Em um mundo onde a utilização de dados digitais se tornou indispensável, ter meios inteligentes de administrar essas informações é, sem dúvidas, um fator-chave para o sucesso.

O impacto da governança de dados no cotidiano da empresa é percebido principalmente quando é possível visualizar dados de modo muito mais rápido, objetivo e transparente. Ao tratar da otimização de processos, esse é um fator fundamental.

Além disso essa política permite uma redução nos custos e riscos operacionais — um fator bastante relevante para empresas que precisam armazenar dados por muitos anos, por exemplo. Assim, é possível garantir a integridade e segurança necessárias por muito mais tempo.

Como a Mega Sistemas pode ajudar?

A Mega Sistemas atua no mercado desde a década de 80 e hoje oferece a mais de 50 mil usuários o que há de mais eficiente em tecnologia de gestão de empresas. Trabalhamos com sistemas ERP capazes de transformar dados em decisões certas e com potencial para o sucesso.

Um Enterprise Resource Planning — um sistema ERP — é um software empresarial que é utilizado para auxiliar as empresas no controle e integração de todos os seus dados, processos e recursos em um único local. Desse modo, é possível obter as vantagens mencionadas, aumentando a praticidade, eficiência e a tomada de decisões certeiras, que são cruciais para o futuro do negócio.

Entretanto, é importante que a contratação desse software seja feita com paciência e de forma ponderada, uma vez que é um fator tão relevante para o negócio. Nesse sentido, a Mega Sistemas busca sempre garantir que seus clientes obtenham somente vantagens com essa aquisição.

Quer conhecer mais sobre as nossas soluções para governança de dados? Então entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!