Lidar com produtos químicos é sinônimo de grande responsabilidade. Se uma indústria vier a ser negligente nas questões que envolvem a sustentabilidade industrial, além de prejudicar a si mesma, prejudicará os consumidores e, mais ainda, pode atrapalhar o meio ambiente. Esse cuidado também envolve a devida documentação dos procedimentos, no intuito de geri-los com eficiência.
Para que você compreenda melhor essas questões, preparamos este conteúdo. Nele, falaremos sobre a gestão da qualidade na indústria química. Você entenderá no que consiste esse termo, a sua importância e como funciona. Por fim, será falado sobre a necessidade do uso da tecnologia para assegurar uma gestão mais eficiente, por meio de uma solução ERP.
Ficou interessado no tema? Continue lendo!
O que é a gestão da qualidade na indústria química?
Em poucas palavras, a gestão de qualidade consiste na adequação de procedimentos industriais em conformidade com as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo a Anvisa, essa gestão lida com:
Atividades referentes à amostragem, às especificações e aos ensaios, bem como à organização, à documentação e aos procedimentos de liberação que garantam que os ensaios sejam executados e que os materiais e os produtos terminados não sejam aprovados até que sua qualidade seja considerada satisfatória.
Como funciona a gestão da qualidade na indústria química?
É função da gestão de qualidade evitar que produtos sejam comercializados sem as devidas análises e inspeções. Considere — para fins de explicação — o setor agrícola e os seus produtos químicos. Antes da aprovação, cada matéria-prima envolvida na fabricação precisa passar por um crivo, no intuito de o produto estar devidamente apto para a aprovação. Se, por exemplo, algum insumo estiver em quantidade diferente da que é recomendada, isso já pode significar uma não conformidade.
Para contribuir na eficiência desse procedimento, existem os indicadores de qualidade. São ferramentas bastante úteis na indústria, uma vez que permitem:
- identificar erros de produção;
- perceber desperdícios de insumos;
- constatar lotes reprovados;
- responsabilizar, por meio do controle de qualidade, pessoas ou máquinas utilizadas no processo de fabricação, em caso de irregularidades.
Qual a importância da gestão da qualidade nesta indústria?
Como foi dito, a negligência na gestão de qualidade é prejudicial para a empresa, o consumidor e o meio ambiente. Além disso, uma indústria que não leva a sério essas questões têm chances mínimas de permanecer no mercado. Por isso, é preciso estar sempre atento a todas as questões — inclusive as burocráticas —, no tocante aos documentos.
Nesse sentido, é fundamental escolher bem os fornecedores dessa indústria, assim como acompanhar de perto todas as etapas da produção. Para garantir uma gestão eficiente, o uso da tecnologia na indústria é fundamental. Por meio de softwares como o ERP, é possível, dentre outras coisas, automatizar tarefas, o que evita retrabalhos e diminui os erros humanos.
Deseja conhecer as nossas soluções? A Mega Sistemas pode ajudar você. Contamos com um sistema ERP que, além do benefício da automatização, é responsável por armazenar informações e documentos de forma eletrônica, o que contribui para a redução de custos da sua empresa.
A gestão da qualidade na indústria química deve ser levada bastante a sério por todas as pessoas envolvidas. Afinal, é esse cuidado que garantirá a qualidade dos produtos que serão comercializados para o grande público. Também é importante levar em consideração a sustentabilidade, uma vez que a não observância dos padrões de qualidade também pode acarretar prejuízos ao meio ambiente.