A importância da análise de informações na tomada de decisão

O poder decisório é algo que demanda alta responsabilidade e muitos riscos. A tomada de decisão feita de maneira errada pode comprometer todos os resultados da empresa, e, inclusive, colocá-la em potencial perigo financeiro, arriscando até mesmo sua sobrevivência no mercado. Uma pesquisa feita na Universidade de Ohio aponta que 63,4% das decisões dos gestores acontecem a partir da iniciativa de resolver um problema, e não de modo preventivo e traçado antecipadamente.

A fim de diminuir as chances dos efeitos negativos de uma tomada de decisão errada, é preciso fazer uso daanálise de informações, que leva em consideração fatos e dados para apoiar análises mais aprofundadas.

Conheça agora a importância da análise de informações e entenda como ela pode ser otimizada.


A importância da análise de informações para decidir adequadamente

Analisar as informações é indispensável para a tomada de decisão porque é, basicamente, o que criará a justificativa para que uma determinada medida seja considerada como a ideal em um cenário específico.

É, portanto, essa análise criteriosa a responsável por estabelecer se uma determinada decisão é ou não a mais indicada para o momento. Com essa avaliação múltipla de diferentes possibilidades e cenários, é possível garantir ao gestor ou decisor em geral todos os alicerces para uma tomada de decisão amplamente embasada.


Análise intuitiva x Análise de informações

Recentemente, a análise de informações tem substituído a análise intuitiva através do chamado Feeling Empresarial. Com isso, embora o feeling ainda tenha seu valor, ele tem sido substituído por uma abordagem muito mais qualitativa e quantitativa oferecida pela análise de informações.

Com isso, cada vez mais tomadores de decisões estão se baseando em resultados e projeções para decidir qual caminho seguir. Dessa forma, eles estão se atendo menos à intuição e ao que apenas parece ser o comportamento do mercado para se voltarem ao que efetivamente pode ser medido e avaliado. Essa mudança é benéfica, poisimpede que as empresas tenham uma visão que não corresponde à realidade dos negócios, interferindo em suas atitudes.


Vantagens de uma análise de informações bem realizada

Essa substituição, inclusive, tem acontecido graças às vantagens que a análise de informações possui no processo de tomada de decisões. Enquanto a análise intuitiva usa muito mais elementos subjetivos e passíveis de erro, a análise de informações baseia-se em elementos concretos e tangíveis. Dessa forma, as principais vantagens de uma análise de informações bem feita incluem:

Como a tomada de decisão é feita baseando-se em fatos mensuráveis, existe maior confiabilidade em todo o processo de tomada de decisão. Isso significa dizer que há mais chances disso acontecer com alta competência e segurança a partir da análise de informações, garantindo os resultados esperados.

A confiabilidade também reside no fato de que uma análise de informações de maneira geral não envolve sentimento ou subjetividade, evitando o risco de a análise ser interferida, modificada ou prejudicada por outros fatores.

Sendo feita de maneira mais objetiva e confiável, a análise de informações oferece a possibilidade de um emprego otimizado de recursos. Isso significa que qualquer recurso — como tempo ou dinheiro — não será empregado em uma determinada tarefa ou modificação apenas pelo fato de parecer ser uma boa solução, mas sim por ser comprovadamente a melhor decisão.

A capacidade de produzir é expressão da eficiência do negócio, o que é certamente expandido com base em informações mais confiáveis e francas para uma análise segura e mais aprofundada. Acelerando o processo de tomada de decisão, ao mesmo tempo em que as dúvidas são respondidas, as falhas e perdas de tempo tornam-se praticamente extintas.

Como a análise de informações é feita de maneira objetiva e com dados altamente relevantes para a situação, há a possibilidade de reduzir os riscos associados a uma decisão específica. Imagine, por exemplo, que surge a possibilidade de realizar um investimento para a melhoria de um processo.

Se for feito de maneira intuitiva, o investimento tem, no mínimo, 50% de chances de não ser benéfico. Já com uma análise de informações, é possível analisar o planejamento financeiro da empresa, a situação de mercado, além de quais são as possíveis projeções em relação ao investimento. Com isso, reduzem-se as dúvidas, e aumentam-se as possibilidades, garantindo a alocação de recursos de maneira satisfatória e produtiva.

Como há mais confiabilidade na análise de informações e como ela reduz os riscos de que uma decisão ruim seja tomada,realizar essa análise garante que haja um alcance maior dos resultados desejados.

No mesmo caso do item anterior, imagine que o investimento não se mostrou favorável graças à análise. Com isso, a empresa decidiu não realizá-lo, e apenas algumas semanas após surgiu a possibilidade de um investimento muito mais rentável e promissor, que foi feito. Sem a análise de resultados, não apenas os recursos seriam desperdiçados em uma iniciativa infrutífera, como também a empresa ficaria impedida de fazer o investimento realmente benéfico.


Dados e métricas na análise de informações

Para a análise de informações ser realmente relevante ela precisa de uma boa quantidade de dados e de métricas que indiquem com precisão os resultados desejados. No caso da análise de informações na engenharia, por exemplo, é importante se atentar não apenas à produtividade e ao prazo, mas também à qualidadesegurança na execução do trabalho e o seguimento adequado de legislações específicas.

Por isso, é possível contar com métricas como andamento da obra, horas trabalhadas, materiais gastos, número de ocorrências e mais, garantindo que haja uma visão integrada sobre os diferentes fatores que influenciam na tomada de decisão.


Software de gestão é solução

Com cada vez mais dados sendo produzidos por uma empresa, é fundamental saber como coletá-los, armazená-los e compilá-los. Uma coleta manual, entretanto, pode significar não apenas um grande gasto de recursos, mas também pouca confiabilidade nos dados adquiridos. Por isso, para garantir uma análise de informações realmente relevante, o ideal é investir em um software de gestão.

Esse software é responsável por coletar, agrupar e compilar dados que sejam relevantes para o negócio de maneira de geral. Assim, o software de gestão é um item indispensável para uma análise de informações eficiente que realmente atenda às expectativas de melhoria e otimização.

A análise de informações é indispensável para uma tomada de decisão embasada em fatos altamente relevantes, contribuindo para resultados melhores. Graças a isso, a análise de informações vem substituindo a análise intuitiva. Mas para elevar ainda mais a confiança nos resultados, contar com um software de gestão é fundamental.