7 segredos para otimizar o controle de estoque em sua empresa

7 segredos para otimizar o controle de estoque em sua empresa

Se seu negócio está crescendo, os embarques dos fornecedores encorpam e os pedidos realizados pelos clientes também aumentam, certo? Nesse cenário, você se sente bem com a empresa que construiu, o que é ótimo, porém o inventário de produtos mais parece uma praça de guerra, fazendo com que você não tenha controle sobre os itens que tem depositados.

Com o tempo, começam a surgir deslizes nas ordens de compra, empacotamentos malfeitos, artigos que foram enviados para destinos tortos e em quantidade errada e, além de tudo, você suspeita que possam estar ocorrendo desvios ou furtos de alguns produtos no depósito. Que tal colocar um ponto final nessa bagunça a partir de hoje? Pois então confira agora mesmo nossas valiosas dicas para otimizar o controle de estoque do seu negócio:

 

Utilize um software de monitoramento

Gerenciar todas as movimentações de entradas e saídas do estoque é a principal forma de se evitar fraudes e controlar acertadamente a quantidade de produtos que comercializa. É importante fazer o registro apropriado de todas as mercadorias e materiais, com respectivos atributos e valores, o que facilita também a gestão financeira da empresa e deixa o gestor totalmente a par dos investimentos que terá que fazer com a aquisição de mais mercadorias, de acordo com as sazonalidades e os riscos de mercado.

 

Padronize os processos de inventário

É importante que, além das regras de manuseio da nova tecnologia de controle, seja desenvolvido um conjunto de padrões para fazer lançamentos no software, unificar categorias dos itens e suas descrições, entre outras medidas. Vale ressaltar que, para cumprir bem as novas rotinas da empresa, algumas semanas deverão ser gastas para se fazer o adequado treinamento dos colaboradores, mas depois, com o devido acompanhamento, o desempenho geral ficará muito melhor.

 

Controle o andamento das entregas

O procedimento padrão não deve ser simplesmente aguardar a chegada das mercadorias e dos materiais encomendados aos fornecedores, mas controlar, com rigor, as maneiras e os andamentos referentes aos embarques e desembarques de seus suprimentos. Ao otimizar o controle de estoque você será capaz de perceber até quando vai durar certa categoria de produto, a fim de se preparar apropriadamente até a próxima entrega.

 

Defina funcionários específicos para cada zona

Vale a pena demarcar zoneamentos no depósito e deixar certos funcionários responsáveis por determinados setores. Assim, cada profissional fica encarregado de uma área específica, com seus produtos e sistemas de controle para cumprir. O importante é não subestimar os funcionários do armazém e o papel que desempenham no sucesso de suas metas de vendas globais.

 

Organize-se de acordo com a cobertura dos itens

É claro que a quantidade de produtos que se tem no estoque é importante, mas dê preferência para se organizar conforme a cobertura dos itens, ou seja, de acordo com o saldo de artigos estocados dividido pela demanda que você possui no período. Sabendo quais mercadorias têm mais cobertura, você poderá passar a ordenar os artigos segundo esse critério, dando mais atenção aos produtos com cobertura escassa e também aos com cobertura excessiva.

 

Armazene perto os produtos vendidos em conjunto

Se alguns itens são, muitas vezes, encomendados em conjunto, armazene-os também dessa forma. Claro que cada venda é diferente, mas se você analisar os pedidos e tiver uma base estatística mostrando que o produto A é mais frequentemente solicitado com o produto B, você pode diminuir — e muito! — o tempo de coleta nos depósitos se eles estiverem próximos um do outro.

 

Elimine as barreiras de circulação

Essa dica pode parecer óbvia, mas nunca é demais relembrar: certifique-se de que não existem barreiras na área principal de tráfego no seu estoque. É fácil colocar para fora as caixas de transporte ou desembalar itens, mas se sua equipe está empilhando grandes barreiras que a impedem de cumprir ágil e adequadamente os pedidos de seus clientes, os tempos de movimentação e envio serão piores do que poderiam ser.

Lidar com uma grande quantidade de produtos estocados pode ser estressante, mas solidificar ações para otimizar o controle de estoque da sua empresa vai certamente aperfeiçoar a operacionalidade e ampliar a satisfação da clientela. Afinal, a precisão e o aproveitamento de tempo são prioritários no controle de inventário!

 

Agora comente aqui e nos conte como você tem feito para otimizar o controle de estoque em sua organização! Quais das nossas dicas já então sendo colocadas em prática em seus depósitos? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!