Para manter-se competitiva e capaz de gerar valor para os clientes, uma organização precisa buscar a eficiência na utilização de recursos, a redução do desperdício e a melhoria contínua de processos, sejam eles relacionados à qualidade da produção, ao atendimento, ao preço ou outro fator que possa tornar produtos e serviços mais desejáveis. É uma tarefa complexa, e somente o uso de indicadores pode torná-la possível.
Empresas que atuam ao sabor do acaso, reagindo ao mercado à medida que percebem mudanças no comportamento e nas necessidades dos consumidores podem até obter sucesso em curto prazo, mas jamais estarão preparadas para adaptar-se e sustentar o negócio ao longo do tempo, pelo simples fato de que não sabem para onde – e como – estão caminhando.
A natureza e a importância dos indicadores
Mas o que são, afinal, indicadores? Os chamados KPIs (Key Performance Indicators) são instrumentos de avaliação, medição e monitoramento de desempenho que têm o objetivo de facilitar a tomada de decisões estratégicas.
Também é possível pensar nos KPIs como uma espécie de bússola ou termômetro, ou seja, ferramentas que fornecem dados precisos a respeito de uma determinada realidade. Bons indicadores são extremamente úteis para orientar a gestão de uma empresa e torná-la mais eficiente e produtiva.
Os indicadores certos auxiliam no cumprimento das metas traçadas, previnem a ocorrência de erros, favorecem o melhor aproveitamento de recursos, servem como referência para a execução do planejamento e permitem identificar desvios que, se não fossem corrigidos a tempo, poderiam comprometer toda a operação.
Os 7 indicadores que toda empresa deve adotar
Vamos conferir agora alguns dos principais indicadores de desempenho e gestão, a fim de entender sua aplicação nos diferentes contextos das organizações. Vale lembrar que uma empresa pode e deve pensar em utilizar indicadores específicos e adaptados à natureza de seu negócio. Entretanto, a lógica será sempre a mesma: é fundamental que eles sejam mensuráveis e quantificáveis, ou então não servirão para acompanhar e aprimorar resultados.
1 - Indicadores estratégicos
Ajudam a avaliar a performance de todos os fatores considerados críticos para concretizar a visão e a missão da empresa, de modo a obter os objetivos maiores traçados no planejamento.
2 - Indicadores de produtividade
Estabelecem a relação entre os recursos utilizados na produção e os resultados obtidos por um determinado processo. Quanto menos recursos forem necessários e mais significativos forem os resultados, maior a produtividade (eficiência).
3 - Indicadores de lucratividade
Fornecem a relação direta entre faturamento e lucro. Há empresas que faturam R$ 100.000,00 por mês e apuram lucro de R$5.000,00 (lucratividade de 5%), enquanto outras faturam R$50.000,00 e obtêm lucro de R$10.000,00 (lucratividade de 20%).
4 - Indicadores de qualidade
Permitem avaliar o grau de satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos, mediante os padrões definidos pela empresa. Também é possível pensar neles como indicadores de “conformidade”: numa determinada organização, a cada 100 itens produzidos, 95 atendem aos requisitos exigidos pelo mercado, o que significa uma conformidade de 95%.
5 - Indicadores de competitividade
São capazes de revelar a posição que a empresa ocupa em relação à concorrência, por meio do percentual que ela detém de um mercado específico (market share).
6 - Indicadores de capacidade produtiva
Relação entre o volume produzido e o tempo necessário para alcançá-lo. Produzir mais unidades de um determinado item em menor tempo indica que o processo é melhor, na comparação com outro que é mais lento, por exemplo.
7 - Indicadores de efetividade
Corresponde à junção do conceito de eficácia (alcançar o resultado) com a ideia de eficiência (levar menos tempo e gastar menos recursos para chegar a um resultado melhor). Assim, trata-se de fazer aquilo que é certo da maneira mais adequada.
E então, o que achou do texto? Gostaria de acrescentar algum indicador importante? Deixe um comentário neste post e compartilhe sua experiência!