6 dicas práticas para controlar o estoque

6 dicas práticas para controlar o estoque

Controlar o estoque é um dos maiores desafios dentro de uma empresa, e a depender do ramo do negócio, a complexidade aumenta significativamente. Você deve estar se perguntando, então, como melhorar a gestão do estoque e evitar perdas e prejuízos?

Bom, não se preocupe, no post de hoje nós reunimos 6 dicas matadoras para melhorar, e muito, o controle de estoque que é realizado na sua empresa e nunca mais sofrer com perdas ou má gestão. Continue conosco e confira esta lista!

1. Planilhas nunca mais

Ainda hoje existem diversas empresas que realizam o controle de estoque por meio de planilhas. Isso mesmo, planilhas!

As planilhas não são bons meios de controle, pois podem ficar desatualizadas rapidamente e é necessário realizar verificações manuais em cada uma delas na hora de cadastrar entradas ou saídas de materiais. Se por acaso a sua empresa ainda utiliza esse modo de controle, livre-se dele o quanto antes.

2. Importância do histórico

Qual é o melhor momento para uma compra, ou reposição de qualquer um dos materiais do estoque? Essa é uma grande dúvida na cabeça de muitos gestores, porém há uma maneira simples de respondê-la.

Você pode utilizar o seu histórico de entrada e saída de materiais para verificar em qual momento certo produto teve maior demanda e assim saber quais as compras que sua empresa deve realizar em determinados períodos.

3. Organização, organização e mais organização

Um estoque desorganizado só traz prejuízos para uma empresa. São materiais perdidos, vencidos, perda de tempo para encontrar o que se procura. A falta de organização pode pôr em risco toda uma operação.

Separe todo o seu espaço de estocagem em lotes, com endereços internos, agrupando materiais de acordo com nome ou utilização. A organização pode melhorar, e muito, a produtividade.

4. Perecíveis em primeiro lugar

Produtos perecíveis são um problema. Caso você acabe fazendo uma compra muito grande, pode ser que sua empresa não consiga absorver todo o material e isso ocasione em perdas.

É preciso intensificar o controle sobre os produtos perecíveis e realizar compras apenas de itens com destino certo para evitar a geração de custos e gastos indesejáveis, frutos de má gestão.

5. Treinamento sempre

Uma equipe treinada e motivada é uma equipe campeã. O gestor não é responsável único sobre o estoque, essa responsabilidade é dividida entre todos os colaboradores do setor.

Por isso a importância de realizar treinamentos periódicos com todos os funcionários, para que eles estejam prontos para enfrentar os desafios diários do setor de estoque, resolvendo os problemas básicos sem necessidade de auxílio.

6. Tecnologia como aliada

A tecnologia revolucionou os negócios e deixar de utilizar todo o seu potencial no controle de estoque seria um desperdício, não é mesmo? Ferramentas como um ERP podem facilitar a vida do gestor.

Com sistemas de gestão informatizados existe a facilidade de acesso às diversas informações de controle e a todos os dados do estoque, possibilitando a visão geral do setor e suas demandas.

Esperamos que ao finalizar a leitura deste post você possa ter aprendido como controlar o estoque de sua empresa da melhor forma e aproveite nossas dicas em sua gestão.

A Mega Sistemas desenvolve soluções empresariais desde 1985 e ainda hoje pode ajudar a sua empresa a enfrentar os desafios de controlar o estoque. Entre em contato conosco agora e veja o que podemos fazer por sua empresa!