5 programas para engenharia civil essenciais para seu escritório

A tecnologia tem alterado as formas de trabalho de diferentes áreas e não tem sido diferente no setor de engenharia civil. É possível observar a criação de novos materiais, como o concreto sustentável, e o surgimento de sistemas que trazem benefícios para as diversas frentes de atuação da construção.

As vantagens são muitas: comunicação mais rápida e eficiente no canteiro de obras, maior confiabilidade nos projetos e consequentemente maior segurança, aumento da produtividade, entre outras.

No post de hoje, você vai descobrir 5 programas para engenharia civil que são essenciais para os profissionais da área. Confira!

1. AutoCAD

O AutoCAD é um dos softwares mais conhecidos da categoria “desenho assistido por computador” (sigla CAD, em inglês). Criado pela Autodesk em 1982, esse programa é ideal para fazer desenhos técnicos em 2D e 3D.

Com tanto tempo no mercado, o AutoCAD evoluiu bastante e se tornou um dos mais utilizados por engenheiros civis no mundo. É pago e possui versões para MAC e Windows.

2. SketchUp

Esse programa possui uma biblioteca de modelos 3D que podem ser utilizados para detalhar projetos e fornecer imagens realistas dos empreendimentos que podem ser usadas em apresentações.

O SketchUp tem uma interface muito simples de ser usada e permite a conversão de arquivos 2D do CAD em modelos 3D. O software foi comprado pelo google e possui versões gratuita e paga.

3. Revit

O Revit também foi criado pela Autodesk. Além de possibilitar a criação do projeto em 3D, esse software permite a extração de pranchas de documentação, tabelas, perspectivas e outras informações que se relacionam com os itens do projeto. Também é possível simular sistemas e modelos estruturais com ele.

Esse programa possui um diferencial em relação ao AutoCAD. Ele se baseia na tecnologia BIM, que viabiliza total integração entre projetos e seus elementos. Assim, diferentes profissionais, como engenheiros e arquitetos, podem trabalhar juntos em um mesmo empreendimento. Quando uma informação é modificada em um plano, os outros são automaticamente atualizados. É pago e possui versão gratuita para estudantes.

4. Mega Construção

O Mega é um ERP, sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial em português. Isso significa que, por meio dele, é possível gerenciar todas as etapas de uma obra com precisão, evitando desperdícios e erros e aumentando a produtividade e a eficiência dos profissionais da construção civil.

Seja na construção civil ou pesada, com o Mega é possível organizar o orçamento de obra por etapas, controlar as compras e contratações, gerar relatórios para ajudar na tomada de decisões, além de contar com assistência técnica, entre muitas outras funcionalidades que se adequam às diferentes necessidades que você pode ter. É pago e pode ser acessado de qualquer lugar, pois armazena as informações na nuvem.

5. QiBuilder

Esse software permite a modelagem integrada da estrutura de uma obra, incluindo projetos elétricos, hidrossanitários, gás predial, de combate a incêndio, alvenaria predial, entre outros.

O QiBuilder foi criado pela AltoQi e permite exportar os arquivos para outros programas. Como o Revit, se baseia na tecnologia BIM. Também é pago.

Os programas para engenharia civil que você acabou de ver nesse post são fundamentais para tornar o trabalho dos profissionais da área mais eficiente e produtivo. Aproveite os avanços tecnológicos para garantir resultados positivos para o seu negócio.

Agora que você conhece alguns programas essenciais para a engenharia civil, baixe já o e-book "Automação no canteiro de obras" e descubra como aumentar a eficiência da sua equipe por meio da tecnologia!