5 principais problemas enfrentados na gestão de um negócio imobiliário

A construção e os projetos de incorporação imobiliária devem sempre considerar os mais diversos aspectos, a fim de obterem sucesso no mercado e serem bem aceitos pelos compradores, não só no que diz respeito à qualidade dos materiais e às estruturas das obras, mas também no que se refere ao bom atendimento dos prazos fixados para a entrega.

Há clientes que adquirem os imóveis para especulação financeira, enquanto outros desejam organizar uma vida nova, após o casamento, um emprego novo ou a chegada de mais um filho. Vale a pena, para melhorar de vez a reputação da empresa construtora e, consequentemente, evitar ocasionais pedidos de indenização, fazer os cronogramas físico e financeiro com excepcional cuidado, tratando para que tudo seja entregue dentro do limite de tempo previsto.

Quer saber quais são esses aspectos que devem ser levados em conta para evitar maiores problemas futuros? Então confira agora mesmo nosso artigo e se previna desde já:

 

Mudanças climáticas

Precipitações inesperadas, calor excessivo e outras perturbações climáticas são interferências que acabam prolongando a realização das obras, porque impedem que os cronogramas sejam cumpridos à risca. É importantíssimo, portanto, estudar a tipologia do clima da localidade com bastante cuidado, com o objetivo de se precaver na montagem do projeto de execução da obra.

 

Atrasos na entrega de materiais

É preciso ter agilidade e segurança na gestão dos estoques de materiais que serão utilizados na obra, não só para cumprir os prazos determinados, mas para garantir a qualidade estrutural e estética da construção que está sendo erguida. O estudo prévio de fornecedores e da oferta de materiais pode ajudar a evitar os atrasos na entrega de mercadorias e a eliminar a expectativa de se contar com produtos não mais disponíveis no mercado, ainda que temporariamente.

 

Comunicação defasada no canteiro de obras

A boa qualidade do projeto de construção civil engloba, além de custos e prazos, condições ideais dos serviços desempenhados pelo time de obreiros, engenheiros, arquitetos e administradores. Se quem estiver no comando das obras tiver acesso ao andamento de cada etapa executada, ficará rapidamente a par de qualquer problema que exija uma mudança de rumo ou uma tomada de solução eficaz e ágil. O atraso em se saber com precisão sobre o que acontece nos canteiros de obras compromete mais ainda a entrega no prazo previsto, podendo inclusive demandar retrabalhos e comprometer a qualidade final da construção.

 

Problemas com mão de obra

Dependendo de como a empresa trabalha, existem muitos cuidados a serem tomados quando se fala em recursos humanos empregados, já que podem ser empregados diretos ou mão de obra terceirizada. Assim, é importante ter a noção correta sobre quanto se poderá efetivamente investir na força operacional e qual o nível de especialização e capacitação com que se pode contar. E se a obra for grande e mais prolongada, deve-se controlar bem a evasão e a substituição dos trabalhadores, fato certeiro e frequente nesse setor.

 

Fragmentação de dados e informações

Um grande risco à boa análise dos resultados e do andamento das obras é ter acesso a informações desagregadas. Assim, acaba-se tendo acesso a dados fragmentados, precisando-se reunir tudo com o objetivo de tomar uma decisão mais fundamentada sobre algum aspecto da construção em andamento. É muito conveniente, portanto, investir em um software de construção civil que reúna os mais diversos módulos — a depender de sua demanda corporativa e da atividade com que se trabalha no mercado. Ter acesso rápido a indicadores estruturados e organizados pode ser vital para o bom funcionamento de seu negócio.

A estratégia gerencial do negócio imobiliário deve estar na ordem do dia para qualquer firma no setor de construção civil. Por isso, o monitoramento preciso das inúmeras operações que a equipe cumpre, o controle das finanças, a integração das atividades e o acesso às informações corretas devem fazer parte das rotinas de trabalho do gestor.

 

Agora comente aqui e nos conte: como está a gestão de seus negócios imobiliários hoje em dia? Você tem tido aborrecimentos com algum fator que possa colocar em risco o bom andamento de suas obras? Compartilhe suas experiências conosco!