
5 passos para a inovação: o segredo para um alicerce de sucesso
Você tem uma ideia genial, gasta incontáveis horas para desenvolvê-la exatamente como a imaginou até que, finalmente, termina o projeto, lançando o produto ao público. Só que, para sua surpresa, nada do que previu efetivamente acontece, com sua idealização se mostrando um verdadeiro fracasso de vendas. Prejuízo e frustração na certa.
Esse é exatamente o roteiro seguido por muitas companhias das mais diferentes áreas do mercado. E o grande erro está em propor a novidade sem saber exatamente do que tanto o público como a própria empresa precisam. Tendo em mente que a inovação é um pilar fundamental para atingir e manter o sucesso de qualquer negócio é que resolvemos preparar um passo a passo para que você também não caia nessas armadilhas!
Então trate de seguir os 5 passos para a inovação que listamos aqui e se prepare para acompanhar resultados pra lá de positivos para seu negócio:
Saiba exatamente o que o público quer
Desde os tempos de Platão, há muitos séculos atrás, já se dizia que a necessidade era a mãe da inovação. E aí está a dica de que identificar o problema a ser resolvido é o primeiro passo! Mas como saber exatamente do que o público precisa? Pois existem diversas estratégias para coletar informações dos consumidores, que vão desde comentários em sites, passando por formulários e canais de atendimento, até chegar às redes sociais. O segredo é se relacionar com o consumidor, entendendo suas demandas sobre o produto. O que é simplesmente indispensável para seu público? Design, personalização, atendimento, sistema de compra ou tudo junto? Saiba quem é sua clientela, do que gosta e o que quer. Com esses tópicos devidamente analisados, você pode dar início à próxima etapa.
Comece com a geração de ideias
Depois da análise inicial, formule as ideias em conjunto com os profissionais mais capacitados e criativos de diferentes setores da sua empresa, fazendo um brainstorm. Se possível, convide os clientes a participarem via enquetes no site, por exemplo! Lembre-se de que quanto mais ideias surgirem, melhor provavelmente será o resultado final. Antigamente as empresas mantinham seus próprios laboratórios de pesquisa. No entanto, os empreendimentos vêm buscando, cada vez mais, parcerias com universidades e centros de pesquisa independentes, terrenos pra lá de férteis para a criatividade.
Cogite adotar a tal da inovação aberta
Há relativamente pouco tempo, empresas de grande porte passaram a investir no conceito de inovação aberta. De maneira bem simples, trata-se do compartilhamento de ideias entre organizações com o objetivo de aprimorar mais rapidamente as novas tecnologias — até porque o que não é útil para um empreendimento pode ser a solução ideal dos problemas de outro e vice-versa. Vale dar uma chance para essa iniciativa!
Escolha o projeto mais viável
Quando for realmente escolher a melhor ideia, certifique-se de ponderar sobre a relação entre custo e eficiência. Lembre-se de que, às vezes, um pequeno gasto a mais pode significar lucros proporcionalmente maiores. Nesse momento, o tempo de desenvolvimento do produto também deve ser levado em conta, afinal, se o protótipo será lançado apenas daqui a um ano, pode ser que não seja mais uma inovação até lá! Um prazo razoável de desenvolvimento seria entre seis e doze semanas. Essa também é a hora de se perguntar se o tal projeto trará novos clientes ou agregará um novo valor à marca.
Invista na tecnologia necessária
Os objetivos primordiais da inovação em produtos e atendimento devem ser sempre reduzir custos, otimizar processos e aumentar as vendas, ou seja, incrementar as receitas da empresa, preferencialmente diminuindo gastos. Para isso, é imprescindível inovar também na gestão do seu empreendimento, o que dará condições seguras para empregar novas ideias. Para tanto, invista em tecnologias que acelerem processos administrativos, financeiros e produtivos, desde o pagamento de contas e folhas de salário até o fluxo de caixa e o mapeamento do estoque. Comece incorporando um bom sistema ERP para colocar sua empresa um passo à frente da concorrência!
Agora que você sabe pelo menos por onde começar a implementar a inovação no seu negócio, comente aqui e nos conte se por acaso já segue alguns desses passos! O que ainda falta para fechar esse ciclo? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!
Comente