A princípio pode até parecer besteira, perda de tempo. Mas, se você também pensa desta maneira, talvez seja hora de rever alguns conceitos. Afinal, os tempos mudaram e o perfil dos trabalhadores também.
Longe daquela geração que enxergava a relação empregado x empregador como uma mera troca entre trabalho e salário, os profissionais de hoje buscam, mais do que seu lugar no mundo corporativo, experiências que os façam crescer e se sentir bem.
Por isso preferem e valorizam as oportunidades mais humanas, nas quais não são apenas “números” e a forma como a jornada é conduzida é tão importante quanto os resultados almejados.
Um desafio e tanto para os executivos, que além de se preocupar com as estratégias do seu negócio ainda precisam encontrar formas de manter os colaboradores sempre motivados... não é mesmo?
A boa notícia é que a solução pode ser mais simples do que se imagina. Empresários do mundo todo, especialmente dos Estados Unidos, têm conseguido alavancar a produtividade e os resultados da sua empresa com o uso do Gamification. E você também pode entrar para o time!
Este método é aplicável a qualquer segmento do mercado, desde escritórios até o chão de fábrica. Basta criatividade, estudo e planejamento para fazer com que seus colaboradores alcancem (e até superem) metas com facilidade e – acredite – se sintam felizes e orgulhosos por isso.
Mas, enfim, o que é este tal Gamification?
Em poucas palavras, é o uso de mecanismos de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações em ambientes fora do contexto de jogos, como as empresas.
Por que dá certo?
Hoje são mais de 1 bilhão de jogadores ativos em todo o mundo; 92% das crianças com até 2 anos de idade já jogam através de algum dispositivo, como smartphones e tablets de seus pais, por exemplo.
E o Brasil não fica de fora desta realidade. Cerca de 60 milhões de brasileiros possuem um console em suas residências. Recentemente, 12 mil pessoas se reuniram para assistir a um torneio de videogame no estádio de futebol mais moderno do país, em São Paulo.
Ou seja: estamos vivendo a era do videogame!
Então, que tal começar a pensar em levar os jogos para dentro da organização? Se ainda não está convencido de que pode ser uma boa ideia, confira abaixo mais 5 motivos para adotar o Gamification na sua empresa:
- Aumentar engajamento – colaboradores curtem jogos que tragam pontuações, troféus e quadro de liderança. Pois resultam em aprendizados divertidos;
- Motivação + meta para atingir – pessoas são mais motivadas quando sabem das metas que precisam ser atingidas;
- Retenção do conhecimento - por causa do envolvimento e melhor experiência, os colaboradores lembram dos conceitos aplicados;
- Colaboração em equipe - promove a colaboração, comunicação e gestão do conhecimento entre equipes e departamentos;
- Feedbacks valiosos – ajuda a atribuir rápidos e constantes feedbacks na evolução e aprendizado das ações.
Quer saber mais sobre o assunto, compartilhar alguma experiência? Deixe seu comentário!