5 ferramentas que ajudam a gerar a mobilidade no agronegócio

Com o avanço da tecnologia, muitos setores do mercado produtivo se beneficiam com o uso de novas ferramentas e possibilidades. No agronegócio, um dos setores que mais cresce no Brasil, independentemente de crise, não é diferente.

Muitas novidades estão sendo aplicadas neste setor com finalidade de aumentar a produtividade, melhorar a gestão e trazer mais modernização para os produtores.

Com o avanço atual do conceito da indústria 4.0, termos como a conectividade, agilidade e a mobilidade no agronegócio são requisitos para se manter no mercado de forma competitiva.

Neste post, iremos discutir 5 ferramentas que podem ser empregadas no agronegócio com a finalidade de trazer produtividade e mais resultados aos produtores. Confira:

1. Conectividade e mobilidade no agronegócio

Uma excelente opção para facilitar a vida dos produtores rurais se relaciona com o uso de dispositivos móveis. Alguns exemplos desses dispositivos são: celulares, smartphones e tablets. Por meio do uso de equipamentos, tarefas como controle de estoque, cálculos, precificação entre outras deixarão de ser realizadas com cadernetas e calculadoras.

Os dispositivos móveis são muito fáceis de transportar, apresentam grande autonomia de bateria e tem grande capacidade de memória, fazendo deles uma grande opção para o agronegócio. Com a evolução das operadoras de celular e internet, o custo dos equipamentos vem diminuindo, enquanto a qualidade do sinal vem melhorando.

Para os casos onde o sinal não esteja disponível, alguns equipamentos têm a possibilidade de funcionar offline.

2. Controle de horas de funcionários

Atividades comuns, como o controle de horas dos funcionários, podem ser facilitadas com o uso de dispositivos móveis. Algo que anteriormente era uma dor de cabeça para o produtor rural, hoje pode ser feita de forma simples, rápida e segura por meio de aplicativos.

3. Relacionamento com o cliente (CRM)

A utilização de dispositivos móveis, em conjunto com o aumento da qualidade do sinal de internet em áreas mais afastadas, possibilita a utilização de outras ferramentas no agronegócio. Um exemplo é o CRM (sigla em inglês para Customer Relationship Management), que é uma ferramenta que facilita a gestão do relacionamento com o cliente.

Os produtores que utilizam esta opção podem fazer toda a gestão com seus clientes de forma organizada e automatizada. Uma possibilidade é o registro de todas as ações já realizadas entre o produtor e seus clientes. Quanto maior o número de clientes, mais difícil é fazer essa gestão.

Dispositivos como os smartphones e tablets possibilitam a realização dessas atividades de gestão online de forma eficiente.

4. Sistema de gestão empresarial (ERP)

Sistemas de Gestão Empresarial ou ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning), são softwares que tem como principal objetivo apoiar empresas. No agronegócio sua aplicação também é muito interessante.

A ferramenta auxilia os produtores no controle total de suas informações, gerenciando dados de forma integralizada, o que facilita a tomada de decisões do negócio.

O ERP pode ser facilmente acessado por meio de dispositivos móveis e, como resultado, traz agilidade e produtividade aos responsáveis pela gestão do agronegócio.

5. Geolocalização

A utilização da geolocalização se tornou uma ferramenta importante para o controle do agronegócio. Com a evolução do sinal e equipamentos de GPS, a combinação entre máquinas e sensores vem sendo aplicado para inúmeras tarefas.

Alguns drones, por exemplo, vêm sendo desenvolvidos especialmente para o agronegócio. Esses equipamentos apresentam excelente autonomia e capacidade de fornecer informações valiosas para tomadas de decisão melhores.

Por meio de fotografias de alta qualidade, esses dispositivos são amplamente empregados para obter informações como:

O uso de tecnologias é uma tendência e veio para ficar em vários setores do mercado. Agora que você já conhece algumas das principais ferramentas para aumentar a mobilidade no agronegócio, acompanhe nossas redes sociais para aprender ainda mais! Estamos no FacebookTwitterYouTubeLinkedIn e Google Plus.