
5 ferramentas de análise de dados para a sua empresa crescer!
Hoje, há diversas ferramentas de análise de dados que contribuem para a tomada de decisões mais acertadas. Porém, a variedade de opções disponíveis no mercado pode, muitas vezes, confundir a cabeça do gestor. Afinal, quais são as melhores soluções para aplicar na sua empresa?
Bom, a resposta para essa pergunta depende diretamente das dificuldades enfrentadas no seu dia a dia e das demandas do seu negócio, que podem exigir ferramentas específicas.
Para ajudar você a encontrar as melhores soluções para o seu negócio crescer e se desenvolver, listamos algumas das principais ferramentas necessárias para qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação. Confira!
1. DataMelt
Por meio dessa aplicação você pode fazer análises estatísticas a partir de dados mantidos em um Big Data — é possível realizar estudos acerca de informações financeiras, por exemplo. Existem diversas bibliotecas criadas para a plataforma e que podem ser importadas e utilizadas na sua empresa.
Também conhecida como DMelt, a plataforma roda nos principais sistemas operacionais, suporta as linguagens Java, Ruby, Python e BeanShell, e conta com uma edição mais simples que é distribuída de forma gratuita.
2. OpenRefine
Também disponível para os principais sistemas operacionais, o OpenRefine era um projeto apoiado pelo Google, que deixou de participar do desenvolvimento da ferramenta em 2012 — porém, a solução ainda é mantida por voluntários.
Seu foco é trabalhar com a organização de dados confusos, realizando a limpeza, formatação e transformação em informação, que será utilizada em análise e exploração.
Mesmo que não seja recomendado para grandes bancos de dados, o OpenRefine ainda é uma solução bem interessante para quem enfrenta problemas relacionados a informações desestruturadas.
3. Orange
Desenvolvido por uma universidade da Eslovênia, o Orange é uma ferramenta de código aberto que permite que os usuários possam extrair informação de suas bases de dados por meio de scripts escritos em Python.
Com essa solução é possível explorar estatísticas, criar box plots e desenvolver árvores de decisão. Ainda conta com a possibilidade de criação de agrupamentos hierárquicos de informação e projeções lineares de dados.
A ferramenta é muito interessante e, devido ao fato de ter sido criada com código aberto, está sempre evoluindo. Contém também componentes de Machine Learning, o que pode ser um diferencial.
4. Tableau Public
O Tableau Public também está entre as principais ferramentas de análise de dados. A solução se tornou popular por conseguir extrair dados de planilhas do Google, Excel, arquivos JSON, CSV, estatísticos e espaciais, além de conectores de dados OData e da web.
Ainda permite que todas as análises e gráficos criados possam ser compartilhados em redes sociais ou incorporados em sites, para que possam ser visualizados publicamente.
O software tem uma versão gratuita bem limitada, mas que pode ser utilizada em pequena escala.
5. ERP Empresarial
Um ERP (Enterprise Resource Planning) é a melhor solução para pequenas e médias empresas que buscam agregar seus dados em apenas uma plataforma, facilitando a análise.
As várias ferramentas internas disponibilizadas pelo ERP da Mega permitem ao usuário ter uma visão completa de todas as atividades realizadas na empresa, em tempo real.
Assim, o gestor pode tomar decisões estratégicas com base em informações relevantes, garantindo um menor tempo de resposta e evitando o impacto de ameaças que possam comprometer a empresa.
As ferramentas de análise de dados são indispensáveis para que o gestor possa ter acesso a informações de qualidade, que poderão auxiliá-lo sempre que uma tomada de decisão for necessária.
Gostou deste conteúdo? Temos muito mais para você! Assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos próximos posts!
Comente