De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, mapear significa registrar informações geográficas ou de simples localização em forma de mapa. Já na matemática, tem como significado aplicar uma função linear, que faça a correspondência de um ponto na configuração de referência (elemento mestre), para outro na configuração deformada.
No entanto, dentro do universo corporativo, ela é usada para explicar uma técnica utilizada pelas empresas para entender, de forma clara e simples, como uma unidade de negócio está operando. É o chamado mapeamento de processos.
Trata-se de um exercício que monitora os passos das operações de cada unidade de uma companhia, no que se refere às ações, entradas e saídas. Em linhas gerais, é um exercício fundamental para compreensão e documentação das metodologias aplicadas para a melhoria dos processos dentro da organização e que permite descobrir caminhos inovadores para o negócio.
No entanto, a busca incessante das corporações em alcançar excelentes resultados, conquistar a confiança dos clientes e se destacar dentro do âmbito empresarial ficou ameaçada durante este ano no Brasil. O motivo está diretamente relacionado a alguns eventos pelos quais o país passou como a Copa do Mundo, as eleições e até mesmo o cenário de incertezas econômicas.
Ao vivenciar este clima de instabilidade, as empresas passaram a equalizar seus gastos em busca da redução de custos. Tais contenções as deixam mais cautelosas em relação a futuros investimentos. E os reflexos destas ações se apresentam cada vez mais nítidos. Basta acompanhar as notícias sobre a inflação, a falta de investimentos externos e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Diante deste cenário, algumas dicas podem ajudar os gestores a investir e obter sucesso no mapeamento dos processos em suas companhias e, assim, manter a competitividade.
1 - Estar atento
Um gestor precavido não deve esperar a ocorrência de algum evento negativo em sua companhia para acender a luz vermelha e correr atrás do prejuízo. É na iminência da crise que surgem as soluções internas para alavancar o crescimento.
2 - Ter estratégia
Incluir o mapeamento dos processos empresariais no planejamento estratégico e alinhá-lo com os orçamentos disponíveis. Nada de fazer dívidas. Programar-se é uma palavra de ordem.
3 - Saber montar sua equipe
É extremamente importante quebrar paradigmas e contratar profissionais capacitados no mercado, com o objetivo de replicar os conceitos de processos e metodologias assertivas para a obtenção de ganhos operacionais.
4 - Apresentar concentração
Manter o foco resulta no aperfeiçoamento dos processos.
5 - Demonstrar União
Uma vez internalizado o conceito de processos, é necessário definir os responsáveis por manter a metodologia atualizada e, junto com a equipe, buscar por resultados satisfatórios para a empresa.
Como se pode constatar, mapear os processos pode fazer toda a diferença às empresas. Com ele, compreende-se melhor todo o sistema e as mudanças adquiridas ajudam a alcançar o sucesso organizacional.