5 dicas para você fazer o controle de custos na obra

Realizar o controle de custos na obra é sempre um desafio, sendo que quanto maior o empreendimento, maior a dificuldade de manter as contas sob controle e evitar surpresas no decorrer dos trabalhos.

Manter uma boa administração sobre os custos da obra garante que a construtora obterá êxito na capitalização final, evitando a perda de recursos devido ao mal planejamento durante a execução.

Para manter um controle eficaz sobre seus custos, existem várias dicas essenciais que podem ser aplicadas. Reunimos neste post algumas das mais importantes. Então separe papel e caneta e tome nota de todas elas!

1. Realize o levantamento analítico da obra

O primeiro passo para obter sucesso no controle de seus custos é um bom planejamento e ele passa por um levantamento analítico da obra.

É preciso avaliar de forma minuciosa todas as atividades a serem realizadas e criar um cronograma detalhado sobre cada uma delas. Isso é importante para que as equipes não percam seu tempo ao tentar realizar uma tarefa que não pode ser feita por conta do atraso de uma primeira.

Dessa forma, seu time sempre poderá ser redirecionado para outros pontos da obra, garantindo maior eficácia na distribuição do pessoal e compra e utilização de materiais.

2. Invista em ferramentas tecnológicas

Milhares de planilhas e controles em pranchetas são coisas do passado. Mesmo que alguns gestores ainda tenham certa nostalgia com esse tipo de material de trabalho, os dispositivos móveis oferecem aplicações muito mais eficientes que ajudam no controle de custos na obra.

Além disso, existem fornecedores de software especializados na entrega de sistemas voltados para a construção civil, facilitando o controle de custos e recursos de uma obra.

3. Padronize os sistemas

Projetos que possam ser replicados podem também ser melhorados. A padronização facilita na execução de processos, que acabam sendo realizados com maior precisão, qualidade e rapidez pelo time.

A replicação de projetos que já deram certo anteriormente com a adição de melhorias é uma saída para reduzir os custos de produção, gerando mais resultados para a construtora.

4. Controle o estoque

Em qualquer obra, é comum a má gestão do estoque, sendo realizadas compras antes do prazo, sem necessidade, em maior ou menor quantidade, o que implica diretamente sobre os custos finais do empreendimento.

Por conta disso, é fundamental realizar um controle da entrada e saída de materiais, tendo em vista o planejamento estipulado e seus prazos, realizando aquisições apenas quando necessário. Sistemas informatizados também podem auxiliar nesse processo.

5. Treine sua equipe

Por último, e uma das dicas mais importantes dessa lista, e o treinamento de sua equipe. De nada adiantará realizar um bom planejamento, gerir de forma perfeita o estoque e contar com bons softwares se os colaboradores não têm consciência sobre a necessidade de controlar custos.

Palestras, workshops e outros eventos simples podem ser suficientes para difundir técnicas e processos para evitar desperdícios e melhor o controle dos custos em suas obras.

Chegamos ao final deste post e esperamos que as dicas reunidas aqui possam de grande valia para o seu controle de custos na obra.

A Mega pode ajudar nesse processo, entregando sistemas de ponta para auxiliar em um melhor planejamento e gestão de suas obras.